Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • No Tocantins, apenas mais três municípios são considerados eficientes: Ananás, Sitio Novo do Tocantins e Colinas do Tocantins

Um levantamento inédito - Ranking de Eficiência dos Municípios -(REM), elaborado pelo Datafolha, instituto de pesquisa do jornal Folha de São Paulo, divulgado nesse sábado, 27, mostra que o município de Porto Nacional é o mais eficiente no Estado do Tocantins quanto ao uso dos recursos públicos. Ou seja, ele faz mais com menos dinheiro. O município aparece com a nota 0,519, numa escala de zero a um. A  mais eficiente é a cidade mineira de Cachoeira da Prata, com a nota 0,656. No item saneamento básico, no entanto, Porto Nacional aparece com a nota 0,696. Entre os 5.281 municípios brasileiros pesquisados, ela ocupa o 834º lugar no ranking.

Para o prefeito Otoniel Andrade, candidato à reeleição em outubro, os resultados da pesquisa da Folha de São Paulo refletem um trabalho extenso da Prefeitura na área de saneamento básico, saúde e principalmente na educação nos últimos três anos e meio. “Entregamos mais de 600 mil metros quadrados de asfalto em 10 bairros do município. Tudo isso acompanhado da infraestrutura de esgoto sanitário, água tratada e iluminação. Foram mais de R$ 30 milhões aplicados somente nesta área. O trabalho de drenagem, por exemplo, que evita o alagamento no período das chuvas, foi importantíssimo”, frisa Otoniel.

Na área de educação, o município praticamente dobrou o número de vagas na rede de ensino nos últimos três anos. “O nosso projeto nessa área é ousado. Temos, por exemplo, três novas creches com todo o suporte para crianças de seis meses a cinco anos de idade. Elas abrigam as crianças em tempo integral”, menciona. O grande desafio de Porto Nacional, segundo o prefeito, foi a área de Saúde. “Construímos três novas Unidades Básicas de Saúde e conseguimos dar um melhor direcionamento nessa área, que sofre muito com a desestruturação dos hospitais regionais, administrados pelo governo estadual. As greves e a falta de materiais básicos do hospital estadual fez uma grande parte dos pacientes de Porto se concentrar no atendimento municipal, especialmente na UPA – Unidade de Pronto Atendimento”, explica.

Ananás, Sítio Novo e Colinas do Tocantins 

O ranking mostra que apenas 24% das cidades brasileiras são eficientes. No Estado do Tocantins, apenas mais três municípios são considerados eficientes: Ananás (0,510), Sitio Novo do Tocantins (0,508)  e Colinas do Tocantins (0,505). A capital, Palmas, aparece no estudo como município com “alguma eficiência”, com nota 0,475, na posição 2.018 entre o 5.281 municípios pesquisados. 

O estudo revela que só 24 % das cidades brasileiras são eficientes.