Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A matéria aprovada é de autoria do deputado Jorge Frederico (PSC)

A matéria aprovada é de autoria do deputado Jorge Frederico (PSC) Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus A matéria aprovada é de autoria do deputado Jorge Frederico (PSC) A matéria aprovada é de autoria do deputado Jorge Frederico (PSC)

Matéria de autoria do deputado Jorge Frederico (PSC), aprovada nessa quinta-feira, 1º de setembro, obriga estabelecimentos como supermercados e açougues a divulgarem a origem das carnes comercializadas. Embora não tenha votado contra o projeto, o presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (PSC), comentou na semana passada, durante a votação da matéria em primeira fase, que a informação exigida já se encontra na nota fiscal e que os estabelecimentos são supervisionados pela Vigilância Sanitária. Outras matérias foram apreciadas na ordem do dia.

Entre elas, o deputado Valdemar Júnior (PMDB) obteve aprovação para o projeto que concede título de cidadania tocantinense ao empresário Venícius Parisi Júnior. Parisi foi vice-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento do Tocantins (ATS) em 2015 e superintendente de Obras Civis Públicas do Estado na Secretaria de Infraestrutura, entre 1998 e 2009. Nesse período, atuou no desenvolvimento de projetos, orçamento e gerenciamento de 2.041 obras.

Também foram aprovadas propostas que denominam trechos de rodovias estaduais. O trecho da rodovia TO-130, que liga Santa Tereza a Ponte Alta do Tocantins, receberá o nome do ex-deputado estadual e ex-secretário Eudoro Pedroza, falecido no ano passado. A denominação é de iniciativa do parlamentar Ricardo Ayres (PSB).

Foi aprovada ainda matéria que declara de utilidade pública estadual a instituição “Resgate Sem Fronteiras”, com sede em Palmas, apresentada pelo deputado Vilmar de Oliveira (SD). A Instituição desenvolve um trabalho de orientação evangélica, filantrópica, assistencial e educacional.

O deputado Paulo Mourão (PT) é o autor do projeto que dispõem sobre a criação do programa “Parlamento Universitário” e o deputado licenciado, Olyntho Neto (PSDB), conseguiu, por meio de projeto de resolução, incluir à alçada da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, temas concernentes à economia solidária.