Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Material ilícito, como celulares, drogas e facas artesanais encontrados em unidade prisional do Tocantins Material ilícito, como celulares, drogas e facas artesanais encontrados em unidade prisional do Tocantins
  • Operação contou com apoio de agentes penitenciários da Polícia Civil e policiais militares

O Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), concluiu nesta terça-feira, 6, uma série de revistas nas unidades prisionais do Tocantins iniciadas no dia 30 de agosto. Batizada de Operação 7 de Setembro, as revistas tiveram caráter preventivo e são rotineiras.

O balanço final considera as três maiores unidades prisionais tocantinenses: Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTBG), em Araguaína.

De acordo com o gerente de Inclusão, Classificação e Remoção, Cristovão Lopes da Silva, o principal objetivo, desta vez, foi quanto à busca de armas artesanais, grades cerradas e túneis para evitar possíveis lesões no interior das unidades praticadas pelos próprios detentos e também fugas.

Nesta terça-feira, 6, a CPP de Palmas, última unidade contemplada com a ação, passou pela revista geral, onde foram localizados 07 aparelhos celulares, 05 baterias de celulares, 03 carregadores, 07 chips, 31 porção de maconha, 39 facas artesanais e 15 barras de ferro. 

Na segunda-feira, 05, também pela manhã, a revista geral foi realizada no CRSLA, em Cariri do Tocantins. Na ocasião foram encontrados 07 aparelhos celulares, 02 garrafas pet contendo substância líquida em processo de fermentação (produção de cachaça artesanal), 03 chuchos, 06 porções de maconha, pedaços de cordas artesanais, ferros, latas e alumínios.

Na UTBG, em Araguaína, a revista aconteceu nos dias 1º e 2 de setembro, sendo encontrado apenas um aparelho celular e 40 facas artesanais. As revistas envolveram servidores do Diretoria do Sistema Penitenciário, do Serviço de Inteligência e chefes das unidades, com o apoio de agentes penitenciários da Polícia Civil, policiais militares e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), em alguns casos (na UTPBG e CPPP) com apoio ainda de funcionários da empresa Umanizzare. 

Durante as revistas, os funcionários das unidades aproveitam para fazer manutenções em portas, celas, grades, entre outras.