Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dirceu Leno

Faltando apenas dezoito dias para as Eleições Municipais 2016, o Cartório da 9ª Zona Eleitoral promoveu no último sábado (10), no plenário do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de v treinamento para os mesários que irão atuar durante o pleito eleitoral do dia 2 de outubro.

Além da equipe de apoio, ao todo serão 520 mesários, sendo 224 somente em Tocantinópolis. O cronograma de capacitação se estenderá para todas as cidades que compõem a circunscrição da 9ª Zona Eleitoral. A ideia é capacitá-los para desempenhar as atividades necessárias à organização e segurança ao exercício do voto no dia das eleições.

No dia da eleição, a mesa receptora de voto contará com quatro membros: presidente, secretário e 1º e 2º mesário. O curso preparatório fora ministrado pelo chefe de Cartório Elias Mesquita, e contou com apoio dos servidores do cartório e técnicos de urna.

Na ocasião, ministraram ensinamentos teóricos e práticos das seguintes temáticas: funcionamento da seção, funcionamento da urna eletrônica, entre outras atribuições dos mesários. A capacitação contou com recursos áudio visuais (vídeo e slides), material didático (Cartilha do mesário) e treinamento prático na urna eletrônica (simulação de eleição e da atividade do mesário).

Os mesários também puderam compreender a manter a ordem no local e otimizar o fluxo da votação, atender os eleitores com urbanidade, inclusive aqueles com necessidades especiais, zelando pela regularidade dos trabalhos eleitorais dentro das seções.