Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

A principal pauta discutida na 67ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Foestur), realizada nesta terça-feira, 20, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), foi a participação do Tocantins na 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontecerá de 28 a 30 de setembro, na Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Branco, em São Paulo.

O evento é uma das mais importantes feiras de turismo realizadas das Américas. A proposta da Seden é reunir as instituições do Foestur para uma participação mais efetiva e propiciar um espaço não só de divulgação dos destinos e atrativos do Estado como também de realização de negócios. “A proposta é apresentar a gama de atrativos e as opções de atividades que o Tocantins possui. E paralelamente divulgar os agentes locais envolvidos com o turismo criando oportunidade de negócios. Também devemos levantar qual o interesse do publico que participa da feira”, pontuou o secretário da Seden, que é o presidente do Fórum. 

A preocupação é tornar o estande do Tocantins mais atrativo para o público presente. Para isso, uma chef de cozinha irá apresentar um prato mundialmente conhecido, mas com um toque regional: o ceviche de pirarucu, que deverá ser servido a quem for visitar o espaço.

“A gastronomia faz parte da cultura. E quando as pessoas viajam uma das coisas que buscam é a gastronomia local. Nós entendemos que é importante ter um espaço dentro da ABAV para mostrar a nossa gastronomia. Nós queremos que os visitantes, ao conhecer a nossa cultura, também conheçam os sabores típicos do Estado”, explica o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Betelli, sobre a proposta do prato.

O estande institucional também contará com material promocional impresso, digital e um vídeo institucional apresentando os principais atrativos e atividades que o Tocantins oferece aos visitantes. Ainda, uma artesã do Povoado Mumbuca, que também é servidora da Seden, estará presente fabricando peças artesanais em capim dourado, matéria-prima associada à região do Jalapão. Durante o evento serão realizados atendimentos e a participação em rodadas de negócios, congressos e outros eventos simultâneos.

Evento Técnico

Outro ponto levantado durante a reunião, e que já era uma demanda presente da Seden, é a realização de um evento técnico. “Reunir os atores do turismo em um evento técnico é importante para aproximar as instituições públicas e privadas que atuam no mercado de turismo, visando fortalecer e discutir novos rumos para a atividade turística no Estado”, reforçou o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp.

A 1º Semana Acadêmica de Turismo do IFTO tem como tema “Novas perspectivas para o turismo no Tocantins” e será realizada nos dias 24 e 25 de outubro. “O evento é uma oportunidade para se discutir a expansão e as novas perspectivas para o turismo no Tocantins. Estamos vendo um avanço muito grande no turismo no Brasil e o Tocantins precisa acompanhar essa evolução”, destacou Janaína Aires, vice-presidente do Foestur, e representante do IFTO.

Participantes

Estavam presentes à reunião representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Tocantins), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Tocantins), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Agência de Turismo de Palmas (Agetur), Caixa Econômica Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  Fundação Universidade do Tocantins (Unitins),  Instituto Federal do Tocantins (IFTO) dentre outros.