Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, por meio de Votação Paralela, se reuniu na tarde desta sexta-feira (23/9) com os representantes dos partidos políticos e coligações para esclarecer as dúvidas, e apresentar informações básicas sobre o trabalho de auditoria que será feito nas urnas eletrônicas nas eleições, no próximo dia 2 de outubro.

Os trabalhos de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer interessado no dia da votação, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

A presidente da Comissão, a juíza Silvana Parfieniuk, durante a reunião ressaltou a importância da participação dos representantes dos partidos políticos nesse processo. “São os representantes que irão poder disseminar as informações da auditoria para a sociedade, e quem não compareceu nessa reunião pode procurar qualquer membro da Comissão, durante a semana, para mais esclarecimentos”, disse.

O procurador José Ricardo Teixeira Alves também irá acompanhar os trabalhos da Comissão, representando o Ministério Público Federal.

Também poderão indicar representantes para participar do processo de auditoria a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB/TO), o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria Geral da União, o Departamento de Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades.

Procedimento

Serão sorteadas três Urnas Eletrônicas, sendo uma da capital e as demais do interior do Estado, em seguida serão recolhidas cédulas preenchidas com os números correspondentes a candidatos registrados, a votos nulos, a votos de legenda, e deverão existir cédulas com votos em branco.

O trabalhos de auditoria serão realizados no dia das Eleições sob condições normais de uso.

Comissão

A comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas é composta pelos seguintes membros:

Silvana Maria Parfieniuk, Juíza de Direito, titular e Antiógenes de Souza, Juiz de Direito, suplente;

Representante da Diretoria-Geral: Cristiane Regina Boechat Tose, titular, e Carolina Gonçalves Gesta Queiroz, suplente;

Representante da Secretaria de Tecnologia da Informação: Valdenir Borges Junior, titular, e Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva 

Representante da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação: Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, titular, e Aimone Márcia de Moraes Bandeira, suplente;

Representante da Corregedora Regional Eleitoral: Ana Cecília Machado Catapan, titular, e Tiago Ferreira de Sena Balduino, suplente;