O Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE/TO) através do promotor Edson Azambuja, instaurou Inquérito Civil Público para investigar atos de improbidade administrativa que teriam sido praticados pelo ex-secretário de Energia Sustentáveis, Alan Kardec Martins Barbiero - o Alan Barbiero - pela utilização, para fins particulares, de veículos, máquinas, equipamentos e materiais de propriedade ou à disposição da Prefeitura de Palmas, mesmo exonerado.
O MPE investiga se o ex-secretário estaria usando um veículo VW-Gol, placa QKA -2609, que seria locado pela Prefeitura de Palmas.
No dia 29 de agosto, Alan Barbiero foi nomeado pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, para comandar a Secretaria Municipal Extraordinária de Energias Sustentáveis. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Palmas de número 1577ª. Ele era secretário municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano de Palmas e havia sido exonerado, juntamente com outros secretários, no mês de junho, para possivelmente concorrer nas eleições deste ano.
Já no dia 19 de setembro, o Diário Oficial de Palmas de número Nº 1.590, tornou sem efeito a nomeação de Alan Barbiero para secretário de Energia Sustentáveis. A revogação de ato de nomeação foi assinada pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha e pelo secretário de Governo e Relações Político-Sociais, Adir Gentil.
Prefeitura não responde
O Conexão Tocantins pediu posicionamento da Prefeitura de Palmas quanto a nomeação e repentina revogação de ato de nomeação referente a Alan Barbiero, mas até o momento não recebeu nenhum posicionamento oficial. O pedido de informações foi encaminhado no dia 20 de setembro a Prefeitura de Palmas.
O Conexão Tocantins também tentou falar com o ex-secretário, Alan Barbiero, para que o mesmo se posicionasse sobre a investigação. Depois de diversas ligações não atendidas, o secretário simplesmente desligou o celular. O espaço permanece aberto para que o ex-secretário possa dar sua versão dos fatos.