Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação MPE investiga se Alan Barbiero estaria usando veículo locado pela Prefeitura de Palmas mesmo após sua exoneração MPE investiga se Alan Barbiero estaria usando veículo locado pela Prefeitura de Palmas mesmo após sua exoneração
  • Extrato de Instauração de Inquérito Civil Público
  • Exoneração do secretário publicada no dia 19 de setembro no Diário Oficial de Palmas

O Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE/TO) através do promotor Edson Azambuja, instaurou Inquérito Civil Público para investigar atos de improbidade administrativa que teriam sido praticados pelo ex-secretário de Energia Sustentáveis, Alan Kardec Martins Barbiero - o Alan Barbiero - pela utilização, para fins particulares, de veículos, máquinas, equipamentos e materiais de propriedade ou à disposição da Prefeitura de Palmas, mesmo exonerado. 

O MPE investiga se o ex-secretário estaria usando um veículo VW-Gol, placa QKA -2609, que seria locado pela Prefeitura de Palmas.

No dia 29 de agosto, Alan Barbiero foi nomeado pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, para comandar a Secretaria Municipal Extraordinária de Energias Sustentáveis. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Palmas de número 1577ª.  Ele era secretário municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano de Palmas e havia sido exonerado, juntamente com outros secretários, no mês de junho, para possivelmente concorrer nas eleições deste ano. 

Já no dia 19 de setembro, o Diário Oficial de Palmas de número Nº 1.590, tornou sem efeito a nomeação de Alan Barbiero para secretário de Energia Sustentáveis. A revogação de ato de nomeação foi assinada pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha e pelo secretário de Governo e Relações Político-Sociais, Adir Gentil. 

Prefeitura não responde

O Conexão Tocantins pediu posicionamento da Prefeitura de Palmas quanto a nomeação e repentina revogação de ato de nomeação referente a Alan Barbiero, mas até o momento não recebeu nenhum posicionamento oficial. O pedido de informações foi encaminhado no dia 20 de setembro a Prefeitura de Palmas.

O Conexão Tocantins também tentou falar com o ex-secretário, Alan Barbiero, para que o mesmo se posicionasse sobre a investigação. Depois de diversas ligações não atendidas, o secretário simplesmente desligou o celular. O espaço permanece aberto para que o ex-secretário possa dar sua versão dos fatos.