Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

A ABAV representa uma oportunidade do Tocantins divulgar seus destinos turísticos e de ampliar as possibilidades de negócios no setor

A ABAV representa uma oportunidade do Tocantins divulgar seus destinos turísticos e de ampliar as possibilidades de negócios no setor Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A ABAV representa uma oportunidade do Tocantins divulgar seus destinos turísticos e de ampliar as possibilidades de negócios no setor A ABAV representa uma oportunidade do Tocantins divulgar seus destinos turísticos e de ampliar as possibilidades de negócios no setor

Iniciou nesta quarta-feira, 28, a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, na Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Branco, em São Paulo. Os principais destinos turísticos do Tocantins serão apresentados aos mais de 30 mil visitantes esperados para os três dias de evento.

Considerada a principal feira de turismo das Américas, a ABAV é uma oportunidade de divulgação de destinos turísticos, de ampliação das possibilidades de negócios e, consequentemente, de incremento da economia local pelo aumento de turistas.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), responsável pelo estande institucional do Tocantins, buscou junto com os parceiros levar informação e outros atrativos para o público presente. “A ABAV é uma importante vitrine internacional do turismo. O Tocantins este ano terá uma participação mais destacada. Além da apresentação dos principais destinos do Estado, teremos a presença de uma artesã, de operadores turísticos, agências de receptivo e representantes do ramo hoteleiro”, informou o superintendente de Desenvolvimento Turístico do órgão, James Possapp.

O público da feira poderá conferir no estande do Tocantins como são confeccionadas as peças de artesanato em capim dourado, pois, no local, uma artesã da comunidade Mumbuca, Lea Ribeiro, fará uma peça de artesanato que será sorteada, no último dia, entre os visitantes. O artesanato em capim dourado já é mundialmente conhecido e está associado à região do Jalapão, um dos destinos mais procurados no Estado.

O estande institucional também contará com material promocional impresso e digital, e um vídeo institucional apresentando os principais atrativos e atividades que o Tocantins oferece aos visitantes.

Fornatur

Durante a realização da ABAV também acontecerão rodadas de negócios e outros eventos paralelos, como o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) que é um colegiado formado pelos secretários de estado de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo. O Fórum é um momento para deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas regionais, estaduais e nacionais.

O Tocantins estará representado no Fornatur pelo secretário da Seden, Alexandre de Castro. O encontro é importante, principalmente, porque neste momento em que o turismo tem mostrado significativo crescimento e impacto positivo na economia, o Tocantins deve estar alinhado com as demandas do setor.