A estudante Larissa Pinho Maciel, 15 anos, do 9º ano do Colégio Estadual Criança Esperança, de Palmas, é classificada entre os três projetos vencedores do Programa Câmara Mirim realizado pela Câmara dos Deputados em Brasília.
Concorrendo com mais de 644 projetos em todo o País, a discente alcançou a segunda posição no certame, que teve mais dois selecionados, um de Rondônia e outro de Minas Gerais.
Para Larissa, o acesso ao conhecimento de uma segunda língua facilita o processo de aprendizagem e promove oportunidades igualitárias para os estudantes no futuro, incluindo a possibilidade de inserção em universidades e mercado de trabalho.
No projeto “Inglês para todos, acesso ao saber”, Larissa Pinho Maciel defende o ensino da língua inglesa nas escolas públicas, a partir da alfabetização, como já acontece nas escolas particulares.
O conhecimento aumenta a chance de ingressar no mercado competitivo. “Eu me esforço muito para conhecer melhor a língua inglesa e sei que com ela posso ter mais oportunidade em diversas áreas. Não defini ainda qual profissão seguir, mas penso em ver algo como turismo ou relações internacionais. Se tivermos acesso a essa língua desde a alfabetização poderemos competir em igualdade com alunos da rede particular de ensino em concursos de vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, pontuou a estudante.
Para a professora de inglês, Vânia Maurício, o concurso é muito interessante. “Estar entre os classificados é uma grande vitória! Motiva mais a desenvolver atividades voltadas aos interesses dos estudantes, além de propor um trabalho igualitário para todos”, afirmou.
O projeto surgiu a partir da observação das dificuldades dos estudantes com a língua inglesa ao ingressarem na escola, pois a obrigatoriedade do ensino de uma língua estrangeira acontece a partir do 6º ano. O colégio Criança Esperança desenvolve o projeto “English Festival”, a Larissa é uma aluna assídua na organização desse evento. “Colocamos a ideia no papel, depois de discutirmos sobre as dificuldades dos estudantes com o aprendizado da língua” finalizou a professora.
Câmara Mirim
A Câmara Mirim é uma ação educativa promovida pelo Plenarinho, que simula a atividade legislativa desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Estudantes do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelas crianças.