Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A Secretaria da Saúde de Gurupi iniciou na manhã desta terça-feira (4) as atividades do movimento ‘Outubro Rosa’. Em evento realizado na quadra de esportes do Sesi equipes da saúde participaram de uma palestra motivacional.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Vanilza Beckman, a ação visa motivar os profissionais para o movimento que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama.

“Nesta palestra estão presentes o pessoal da saúde, como enfermeiros, médicos, agentes de saúde, dentistas, dentre outros, que ao saírem daqui e iniciarem os trabalhos nas UBS (Unidade Básica de Saúde) estarão mais motivados para vestirem a camisa”, destacou Vanilza.

Atendimentos

A coordenadora afirma ainda que, as ações serão realizadas durante todo o mês, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a coleta de exames de prevenção do câncer de colo de útero e mamografia (feito apenas com consulta médica).

Exames

“A mulher pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para colher o exame de citologia. As mamografias são feitas para quem está na faixa etária de 50 a 69 anos, já o exame de prevenção todas podem fazer, mas a faixa etária preferencial está entre 25 e 69 anos”, informou.