Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Artesãos embarcaram para São Paulo na manhã desta terça

Artesãos embarcaram para São Paulo na manhã desta terça Foto: Thaís Ramalho

Foto: Thaís Ramalho Artesãos embarcaram para São Paulo na manhã desta terça Artesãos embarcaram para São Paulo na manhã desta terça

Os 12 artesãos tocantinenses, que participarão da Feira de Artesanato Brasil Original, embarcaram na manhã desta terça-feira, 18, para São Paulo-SP. O evento acontece no Anhembi, no Pavilhão Oeste, dos dias 20 a 23 de outubro. Na bagagem, que já foi despachada para São Paulo, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), estão em torno de 16.836 peças dos expositores.

A feira terá espaço total de 18 mil m² em estandes de consultoria individual, oficinas de artesanatos, exposições e vendas de produtos de 320 artesãos. Já o Tocantins terá o espaço de 180m², que será dividido entre os 12 artesãos.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Cultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Noraney Fernandes, o Governo do Estado está promovendo esse momento para que os artesãos tocantinenses possam mostrar os seus ricos e criativos trabalhos. “A criatividade do tocantinense é especial. Na feira, além dos artesãos mostrarem os seus trabalhos, estarão, também, gerando renda. Isso é muito importante”, afirmou.

Silas Krahô é do município de Goiatins e está levando biojoias em sementes. “É a primeira vez que participo de uma feira de grande porte. O apoio da Seden foi muito importante para todos. Tentaremos vender o máximo possível para ajudar a minha comunidade”, disse.

De Xambioá, Elisângela Ribeiro levará peças de utilidades domésticas em sementes naturais. “Estou muito ansiosa e, ao mesmo tempo, estou bastante confiante, pois estou levando produtos bons. Tive o apoio total, todo o suporte da Seden”, afirmou.

As famosas bonecas Ritxòkò, que são patrimônio cultural do Tocantins, serão expostas no estande de Samuel Karajá, da região da Ilha do Bananal. “Divulgaremos, na feira, muitos produtos lindos, que muita gente talvez não conheça. A partir dela [da Brasil Original] temos a certeza de que os nossos produtos serão mais valorizados nos outros estados brasileiros”, ressaltou.

Feira

A feira é uma grande vitrine de exposição e venda de produtos artesanais que objetiva ampliar a visibilidade e reposicionar o artesanato brasileiro perante o mercado paulista. O visitante terá acesso ao artesanato de todo Brasil e conhecerá diferentes técnicas empregadas em uma grande variedade de matérias primas.