Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Destaque nacional como um dos estados que menos registra casos de malária nos últimos anos, o Tocantins trabalha para a erradicação da doença e ganha reforço ao receber equipamentos que vão favorecer o trabalho de controle e combate dos vetores/transmissores. Trata-se de lupas entomológicas que foram doadas pela Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE) à Secretaria de Estado da Saúde e aos 24 municípios por onde passará a linha de transmissão Xingu-Estreito.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, Mary Ruth Batista Gloria Maia, os equipamentos recebidos pelos municípios e Estado vão fortalecer a vigilância da malária. “Os equipamentos vão facilitar a identificação dos vetores/transmissores, auxiliar no processo de treinamentos para os municípios e também o trabalho de palestras, fortalecendo ainda a vigilância e educação em saúde nos municípios”, afirmou.

A diretora acrescentou ainda que a malária no Tocantins está em processo de eliminação dentro de um contexto nacional, em que se trabalha para a eliminação da malária por falciparum. Já o secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, reforçou a importância da parceria para que o Tocantins continue em um cenário positivo em relação à doença.“Estamos em processo de redução de casos há muito tempo e agradecemos essa parceria, em nome do governador Marcelo Miranda. Esperamos que ela continue a render bons frutos”, enfatizou.

Segundo a representante da Belo Monte, Cláudia Della Piazza Grossi, as doações fazem parte de um processo de negociação junto aos municípios, com intermediação do Ministério da Saúde. “Nós desenvolvemos o Plano de Ação e Controle da Malária e no âmbito do plano estão inclusas as doações e uma série de ações que a empresa precisa realizar para não sobrecarregar o Estado e os municípios por onde a linha passa. Atuamos na questão da malária, visto que o Tocantins já praticamente erradicou a doença e temos que ter um controle rigoroso, para que não haja mais casos. Para isso estamos doando equipamentos e materiais para serem usados no trabalho de combate e controle da doença. Hoje estamos entregado duas lupas entomológicas para a Secretaria de Saúde, uma vez que todos os municípios atingidos já receberam”, afirmou.