Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O chefe da delegação, Claudius Vinicius, orienta a delegação sobre as regras da competição

O chefe da delegação, Claudius Vinicius, orienta a delegação sobre as regras da competição Foto: Philipe Bastos

Foto: Philipe Bastos O chefe da delegação, Claudius Vinicius, orienta a delegação sobre as regras da competição O chefe da delegação, Claudius Vinicius, orienta a delegação sobre as regras da competição

A delegação tocantinense já está em solo paraibano para disputar a etapa 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude. A abertura oficial da maior competição escolar do Brasil será realizada nessa quinta-feira, 10. As modalidades individuais seguem até o domingo, 13. 

Para as modalidades individuais, a delegação tocantinense conta com 47 membros, entre atletas e comissão técnica. De acordo com o chefe da delegação, Claudius Vinicius Souza Oliveira, a expectativa vai além dos bons resultados desportivos. "Os jogos possibilitam aos alunos a oportunidade de conviver com atletas de todo o Brasil. Além disso, são desenvolvidas atividades extras, como o plantio de mudas de árvores nativas, o que desperta nos atletas uma consciência ambiental necessária para a nossa sociedade", destacou.

Entre os atletas, a ansiedade é grande pelo início das competições. Mesmo assim, a expectativa é por poder representar bem o Tocantins. "Eu espero poder melhorar meus resultados e conseguir levar uma medalha para casa", disse Wandersson dos Santos Silva, que disputará os 100m rasos e o lançamento de dardo. 

Gilene de Sá Andrade é treinadora do ciclismo e contará, neste ano, com uma equipe formada por ciclistas experientes na etapa 15 a 17 anos, e recém-chegados da 12 a 14 anos. Para ela, esse misto de experiência e estreia pode ser um fator positivo na competição.

"Eu acredito que os atletas podem representar bem o Estado, dar o seu melhor e levar bons resultados para o Tocantins", frisou. 

Jogos

As modalidades individuais, das quais o Tocantins participa, envolvem as disputas de Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Natação, Judô, Vôlei de Praia e Xadrez. Já as competições coletivas, que iniciam na próxima segunda-feira, envolvem as modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. 

Os Jogos Escolares da Juventude envolvem mais de três mil atletas de todo o País e são realizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil.