Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A empresa Blue, concessionária do serviço público para implantação, operação, gestão, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automatizado, aferição de uso remunerado das vagas de estacionamentos rotativos na cidade de Palmas/TO, comunicou à imprensa por meio de nota, a suspensão da atuação dos seus agentes de estacionamento e demais colaboradores.

Segundo a Blue, desde o início da implantação do estacionamento rotativo, não houve uma fiscalização efetiva do uso das vagas, por parte da Prefeitura de Palmas. De acordo com a empresa, sem a devida fiscalização, a maioria dos usuários insiste no uso das vagas sem o correspondente pagamento. "Haja vista que não existe nenhum tipo de sanção pelo uso irregular das vagas, causando incalculáveis prejuízos ao Blue", posicionou a Blue. 

A empresa ainda informou que após a suspensão da Tarifa de Pós Utilização (TPU), a arrecadação do Blue caiu cerca de 90% e a receita advinda pelo uso das vagas, desde fevereiro de 2016, não é suficiente para cobrir a metade dos gastos com a folha de pagamento dos funcionários.

A Blue ressaltou que os investimentos feitos na cidade, tais como construção de calçadas, pavimentação de vias, sinalização das vagas e implantação de parquímetros foram suportados diretamente pela Concessionária e que a única expectativa de retorno do investimento são as cobranças pelo uso das vagas.

A empresa alega que pela problemática de ausência de fiscalização e o consequente uso irregular das vagas, a Blue  acumula prejuízo de aproximadamente R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais). "Dessa forma, não restou alternativa senão a interrupção da ação dos agentes de estacionamento e demais funcionários do Blue Palmas", de acordo com a Blue. 

Uso de vagas 

Segundo a Blue, a regularização pelo uso das vagas poderá ser feita pelos parquímetros e aplicativos. "Agradecemos a compreensão da população de Palmas e informamos que nosso escritório permanecerá aberto para maiores esclarecimentos", de acordo com a Blue.