Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Diretoria de Biribol da AABB Palmas, iniciará o último campeonato de Biribol do ano, em torneio 4x4 nesse sábado 19. A competição iniciará a partir das 14h30. O evento é organizado pela AABB Palmas, em parceria com a Federação Tocantinense de Biribol, e a expectativa é receber até cinco times do Estado e os atletas já foram contatados. Novos interessados podem realizar as inscrições com o diretor de Biribol da AABB Palmas e presidente da FTB, Aloisio Mazzarolo até esta sexta-feira, 11.

De acordo com Mazzarolo, o destaque, dessa vez, além do nível dos jogadores, é a inovação tecnológica que, pela primeira vez, chega na piscina de biribol do clube. As partidas serão filmadas para análise de jogadas nas situações em que ocorram dúvidas, assim como acontece no voleibol, os chamados ‘desafios’. 

A ideia de gravar as partidas foi de Mazzarolo, que é fã de tecnologia e dos avanços que ela pode permitir ao desenvolvimento do homem e suas atividades, inclusive de lazer. “Desde a exibição dos desafios no vôlei de quadra, que foram super bem recebidos nas Olimpíadas, ficamos com o desejo de instituir algo parecido no biribol. Depois de vários ajustes, testes e análises, criamos um sistema modesto, mas eficiente de gravação das imagens e análise de jogadas. Dessa vez, os times poderão pedir desafios para as jogadas, o que promete maior disputa dentro dos jogos e mais acertos nas decisões do juiz. O objetivo é inovar", afirmou com entusiasmo.

Rivalidade 

Uma vez mais, a rivalidade entre Palmas x Araguaína se fará presente, já que a cidade do norte, que fica a 380 km de Palmas, promete vir pronta para levar a taça. O atleta de Araguaína, Manoel Pedroso, é um dos mais experientes e assegura que a equipe vem sendo preparada para grandes jogos. “A expectativa é travar bons jogos com o time de Palmas. O clima vai ficar ainda mais quente na Capital", brincou.

Para Fernando Caldato, campeão na Jesab 2016, o campeonato promete ser um dos mais emocionantes do ano. "Acredito que o Biribol no Tocantins está em excelente fase. Temos times excelentes na disputa e o ‘desafio’ promete tornar tudo mais interessante. Vamos com força total", falou.