Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas, contemplada pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, apresenta Adorno da Realidade, espetáculo que transpassa pelo universo da Dança, do Teatro e da Performance. O espetáculo circulou pelo Centro-Oeste e pelo Nordeste do Brasil e agora está ao final de sua circulação, que ocorrerá na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas/TO. 

A Cia se apresenta na Mostra Semestral do Curso de Artes (MOSCA) na próxima quarta (23) e quinta-feira (24). Serão duas sessões em cada dia, sendo a primeira às 20h30 e a segunda às 21h10 na quarta feira, e às 19h e 19h40, na quinta feira. A Cia tem o apoio cultural da Pró Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX_UFT).

Inspirado nas ideias do filósofo alemão Theodor Adorno, o espetáculo instiga a reflexão acerca da realidade pós guerra e da manipulação dos seres na sociedade.

Em cena faz-se alusão aos campos de concentração da II Guerra Mundial e à manipulação sofrida do ser, passível da atualidade. A dramaturgia busca evidenciar nossa imagem enquanto seres humanos como meios de mercadoria e não como indivíduos autônomos. Somos pessoas livres quando escolhemos o que comer ou vestir?

A crença do ser humano sobre a sua liberdade perpassa pelo cenário de uma indústria cultural que pode manipular de forma ideológica e silenciosa. O que mantém de pé a atuação e construção do homem quanto mercadoria, modo de consumo, a “coisificação” do ser e de seus desejos e vontades. O que se pode observar tanto pelo racionalismo extremado de posicionamentos políticos que atingiram a vida de judeus durante o nazismo, quanto no conflito de fronteiras entre Síria e Países Europeus. É sob este pensamento e questionando esse modus operandi que o personagem em cena se expressa.

O cenário, composto por caixas de papelão, arame farpado e outros elementos cênicos, sugere um ambiente intimista, combinado ao número limitado de cadeiras que é disponível ao público. A limitação de pessoas na plateia refere-se ao pensamento contrário à “lógica” da indústria cultural e do marketing cujo objetivo é sempre a obtenção de grandes números e proporções. Ao inverso deste, apresentamos um espetáculo para “poucos”. O espetáculo traz uma visibilidade diferenciada e mais próxima do artista, sugerindo a apreciação estética e a reflexão através do grotesco e real.

O artista é manipulado em cena e o público também é convidado a participar: o espetáculo propõe jogos de manipulação da cena pela plateia, retirando-a do seu papel de expectador e possibilitando-a ser modificadora “REAL” da realidade apresentada tanto pelo bailarino, quanto pelo ator/manipulador da cena. Essa situação faz com que cada apresentação do espetáculo seja única e diferenciada.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de artes cênicas de Palmas - TO. A Cia completa seis anos de criação. O grupo busca na fisicalidade o ponto de interseção entre as linguagens da dança, teatro e arte circense. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas. O objetivo da Cia é fomentar, fortalecer e desenvolver as artes cênicas como linguagem cultural.

Mais informações no site da Lamira Artes Cênicas ou na página do Facebook. Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015.