Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Para o ministro é preciso refundar o Brasil com novas práticas de gestão pública

Para o ministro é preciso refundar o Brasil com novas práticas de gestão pública Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus Para o ministro é preciso refundar o Brasil com novas práticas de gestão pública Para o ministro é preciso refundar o Brasil com novas práticas de gestão pública

A Assembleia Legislativa do Tocantins reuniu nesta última sexta-feira, 25, prefeitos e vereadores de todo o Estado no Encontro Estadual do Interlegis, programa do Senado Federal. O evento discute temas que envolvem os desafios e práticas de gestão e governança pública. O objetivo é promover palestras que resultem em iniciativas de modernização e transparência.

Com o tema “Governança Pública: O desafio do Brasil”, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, abordou os problemas enfrentados pelas prefeituras, governos estaduais e Presidência que deverão ser resolvidos com medidas de reconstrução. “É preciso refundar o Brasil com novas práticas, monitoramento e racionalização dos gastos públicos”, disse.

O ministro alertou ainda que medidas amargas devem ser tomadas. “Muitos estão preocupados se a Presidência terá condições de pagar as aposentadorias daqui a dois anos. Digo que o Governo federal não terá como pagar os salários dos próprios servidores, se os cortes não forem feitos imediatamente”, anunciou Nardes.

Em sua exposição, o ministro do TCU destacou iniciativas determinantes para as novas gestões, como a prática de monitoramento e controle da auditorias, capacitação e avaliação de lideranças, transparência na prestação de contas e a aplicação de plano estratégico para promover a estabilidade monetária e responsabilidade fiscal.

Para o presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (PSC), as discussões acontecem em momento oportuno para prefeitos e vereadores que integram as câmaras municipais do Estado e participam do processo de renovação. Damaso acredita que a discussão dos temas ajuda autoridades e criar novos modelos de conduta.

“A Assembleia tem dado seu esforço no sentido de colaborar com a governabilidade. Acredito na força da nova geração de políticos e na garra que muitos têm de moralizar o sistema e contribuir para o bem do povo. Por isso, a Assembleia está implantando um programa de software que visa a promover a transparência e facilitar o acesso de prefeituras nas suas divulgações”, destacou o presidente da Assembleia.

Já o senador Vicentinho Alves (PR) anunciou que o Senado Federal vai ampliar os trabalhos de capacitação do programa Interlegis aos servidores dos municípios.

Participaram do encontro o governador Marcelo Miranda (PMDB), os deputados federais Lázaro Botelho (PP) e Carlos Henrique Gaguim (PTN), o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio, o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB), o vereador Júnior Geo, que, no ato, representou a Câmara Municipal de de Palmas, o conselheiro Severiano Costa Andrade, que representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e os deputados Ricardo Ayres (PSB) e Valderez Castelo Branco (PP).