Educadores das escolas púbicas tocantinenses podem se inscrever na 7ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento até o dia 17 de fevereiro de 2017. Para se candidatar, o educador deve atuar nos ensinos fundamental ou médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e Poder Legislativo com os estudantes.
Estão sendo ofertadas 432 vagas, sendo 16 vagas para o Tocantins. Para participar do programa, os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão convocados para participar do programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento.
O procedimento de inscrições e todas as informações sobre o programa podem ser acessados no site da Escola Virtual de Cidadania: www.camara.leg.br/evc.
Missão Pedagógica no Parlamento
O programa “Missão Pedagógica no Parlamento” é uma capacitação na área de educação para democracia destinada a professores, orientadores e coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo Brasil. A iniciativa visa formar professores comprometidos com a disseminação de práticas educativas para o fortalecimento da democracia, privilegiando a escola como espaço para o aprendizado e a vivência de valores democráticos e de participação cidadã.
No Tocantins, a Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), está mobilizando as escolas, por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs) para que os professores da rede estadual participem do processo seletivo. Para a titular da pasta, professora Wanessa Sechim, a participação dos educadores do estado no programa permitirá a disseminação do conteúdo nas escolas da rede. “Os cursistas irão aprofundar o conhecimento do papel do Poder Legislativo, além aprender mais sobre cidadania, política, democracia. Após o curso, eles atuarão como multiplicadores de ações de educação para a democracia nas comunidades escolares, o que será um ganho para todos os envolvidos”, ressalta.
O programa
A capacitação é dividida em duas etapas. O primeiro é a formação presencial realizada durante uma semana em Brasília, no mês de junho. O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. São privilegiadas as metodologias participativas e vivenciais, como aulas dialogadas, oficinas, simulações e debates. As despesas para participação no encontro presencial em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.
A segunda fase é uma capacitação na modalidade de Educação a Distância (EaD), no período de agosto a novembro. Durante o módulo a distância, os participantes irão desenvolver uma ação de educação para democracia em sua comunidade escolar em consonância com os princípios vivenciados durante a formação e tendo o Poder Legislativo como foco de interesse.