Um ano em que se aplicou os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, implementou o método canguru, fortaleceu a política de humanização do parto com pactuação com a Rede Cegonha, implantação do teste da linguinha, acolhimento com classificação de risco e fortaleceu junto à rede de Atenção Básica os serviços de atendimento a vítimas de violência sexual. Este foi o resumo de 2016 no Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMTD), em Porto Nacional.
“Avançamos muito no sentido de humanizar a unidade com a criação de protocolos setoriais, sistema de assistência em enfermagem, serviço de atendimento ao usuário, a implantação de um jardim terapêutico e brinquedoteca que fazem a diferença para nossos usuários, pois são ambientes que trazem sensação de bem estar e isso conta muito no processo de recuperação de cada paciente”, destacou a diretora geral do hospital, Edith Aires.
A revitalização da ambiência hospitalar, climatização de ambientes e aquisição de alguns equipamentos como mesa cirúrgica, camas hospitalares, autoclave, biombos, cadeiras de rodas, oxímetros, suportes para soro e bebedouros também contribuíram positivamente para os trabalhos na unidade.
Em números, o hospital realizou mais de 25 mil atendimentos em ginecologia, obstetrícia e pediatria. Foram mais de 1500 partos, cerca de 3 mil internações, quase 1500 testes da linguinha e cerca de 1400 ultrassonografias.
Contenção de gastos
Algumas medidas de contenção de gastos também foram colocadas em prática na unidade e, segundo a direção, tiveram resultados positivos. “Fizemos um acompanhamento do consumo de água, luz e telefone e realizamos campanhas educativas de uso/desperdício, conseguindo reduzir em 15% os gastos. Também conseguimos fazer um redimensionamento dos profissionais de enfermagem em conformidade com a Resolução 293/2004 – Conselho Federal de Enfermagem e com isso reduzimos os gastos com plantões extras em cerca de 60%”, informou Edith.
O próximo ano da unidade, se depender dos planos da gestão, será de mais ações positivas. “Pretendemos implantar e implementar as políticas de atenção integral a saúde da mulher e da criança, a fim de obter o Selo Hospital Amigo da Mulher e da Criança; difundir a coleta de leite materno na regional Amor Perfeito com captação de novas doadoras, realizar mais ações educativas e elaborar métodos de controle de gastos. Queremos ainda equipar os setores administrativos e assistenciais e adquirir transportes”, reforçou a diretora.
O Tia Dedé
É uma unidade de urgência e emergência com pronto socorro infantil que atende aos casos de patologias clínicas de crianças de 0 a 11 anos e 11 meses de idade e com pronto socorro ginecológico e obstétrico que atende as gestantes nas intercorrências da gestação, no acompanhamento da gravidez de alto risco e no parto, e intercorrências relacionadas ao aparelho reprodutor feminino.
A unidade também colabora para o planejamento familiar no controle de natalidade, através de métodos contraceptivos e esterilização voluntária, além de oferecer serviços de internação, com a capacidade instalada de 50 leitos. O hospital é referência para os 13 municípios da região de saúde Amor Perfeito.
Na unidade são ofertadas as especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia, nutricionista, psicóloga, assistente social e os serviços de imagem, ultrassonografia, raio-X, análises clínicas, patológicas e teste do pezinho.