Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju)

Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju)

Mais de 800 candidatos do curso de formação do concurso da Defesa Social, agora Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Secij), aguardam a homologação do certame - concurso que se arrasta desde 2014, ano em que ocorreu a publicação de edital e realização de provas. 

De acordo com informações repassadas ao Conexão Tocantins na tarde desta segunda-feira, 23, pela Seciju, o próximo passo será a publicação do resultado final do curso de formação, abertura de prazo para que os candidatos entrem com recursos e, posteriormente, homologação e posse. 

O resultado provisório foi divulgado na última sexta-feira, 20, e o resultado final deverá ser publicado em breve no Diário Oficial do Estado, uma vez que, já passou o prazo para que os candidatos apresentem recursos quanto ao resultado provisório - de 21 a 22 de janeiro. 

Assim que for divulgado o resultado final, também será aberto prazo para que os candidatos possam entrar com recurso - no máximo de 10 dias. Posteriormente, segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça, haverá a homologação do certame. "Posterior a homologação, os aprovados serão nomeados no Diário Oficial do Estado (DO) e poderão tomar posse nos respectivos cargos", confirmou a pasta. 

Curso de Formação 

Em cerimônia de encerramento do Curso de Formação Profissional do Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins, realizado na última sexta-feira, 20, a vice-governadora Claudia Lélis, parabenizou os alunos concluintes do curso e afirmou que a homologação do concurso será realizada brevemente. “O governador Marcelo Miranda pediu que eu desse os parabéns a todos e dissesse que a homologação do concurso será realizada logo após os trâmites legais de recursos e datas serem concluídos”. 

O Curso de Formação foi a segunda etapa do Concurso Público para Provimento dos Cargos da Defesa Social e Segurança Penitenciária. Com capacitação para 844 pessoas, o curso iniciou em 15 de novembro e teve 30 dias de aulas presenciais, em regime integral, sem recesso, nos três turnos: manhã, tarde e noite, tanto. As aulas teóricas aconteceram no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as práticas na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e no Clube de Tiro Esportivo e Caça de Palmas.

Dos 844 alunos do Curso de Formação, 820 são candidatos ao cargo de nível médio de Técnico de Defesa Social, destes 712 são do sexo masculino e 108 do sexo feminino. No caro de nível superior de Analista em Defesa Social, 24 pessoas estão concorrendo, sendo 17 mulheres e sete homens. 

Brasília 

Aprovados no concurso da Defesa Social do Tocantins foram a Brasília no dia 17 de janeiro deste ano, e em frente da Esplanada dos Ministérios, com cartazes e faixas, realizaram manifesto pela nomeação e posse dos candidatos.