Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A primeira sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO) de 2017 foi realizada na tarde de ontem, 23, quando aconteceu a posse dos novos conselheiros e inspetores e a eleição dos membros da diretoria das câmaras especializadas e das comissões permanentes, bem como dos representantes do plenário nas câmaras especializadas regional e nacional.

Todos os anos, o Crea procede à renovação de 1/3 do total de seus conselheiros, que iniciam assim um mandato de três anos. Os novos conselheiros são representantes de entidade de classe e terão mandato no período 2017/2019. E, anualmente, baseado na composição do plenário, são renovadas a diretoria, as comissões permanentes, bem como dos representantes do plenário nas câmaras especializadas.

Entre outras funções, compete aos conselheiros: acompanhar a execução do orçamento; integrar e participar das atividades do Plenário e da Câmara Especializada correspondente à sua modalidade profissional; e analisar e relatar processos. O exercício da função de Conselheiro é honorífico.

O presidente do Crea-TO engenheiro civil Marcelo Costa Maia, deu as boas‐vindas aos novos Conselheiros e convocou a todos para a prestação dos serviços atribuído a eles. “Os conselheiros têm como atribuição apreciar os assuntos sobre fiscalização e aprimoramento do exercício profissional, sempre em defesa da sociedade”, explica o presidente. “Este cargo é muito importante para o Crea-TO e para a sociedade. Contamos com vocês”, afirmou Marcelo.

A diretoria que trabalhará em 2017 ficou composta da seguinte forma: Eng. Amb. Rafael Marcolino de Souza como 1º vice-presidente, Eng. Mec. Lucas Wagner Araújo Camelo Rocha como 2º vice-presidente, Eng. Civ. Daybson Dias de Sousa como 1º diretor administrativo, Eng. Agro. Romilton Brito de Paixão como 2º diretor administrativo, Eng. Civ. Elievan Marques dos Santos como 1º diretor financeiro e Eng. Geo. Fábio Lúcio Martins Júnior como 2º diretor financeiro.

Inspetorias

O inspetor do Crea-TO representa o presidente do Conselho nos municípios de Augustinópolis, Araguaína, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, para o qual foi nomeado, para junto à comunidade, a fim de melhorar a eficiência da ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade.

No último mês, o município de Augustinópolis, localizado a 630 quilômetros da capital, recebeu inspetoria do Conselho. Após articulações do presidente do Marcelo desde o início de 2016 junto a prefeitura de Augustinópolis, a autarquia recebeu a doação do terreno para construção da inspetoria própria. Segundo o presidente Marcelo, a previsão para construção é de início neste ano. Até que a conclusão da obra, a inspetoria funciona na rua Santos Dumont, quadra 50, nº 1012/D.

Para conferir na íntegra a composição de todas as câmaras especializadas e comissões permanentes para este ano, clique aqui.