Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Vilmara Bianchi

Vereadores de Palmas/TO estiveram na tarde desta terça-feira, 24, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com o intuito de estreitar relações com instituições e demais poderes do Tocantins.

O grupo, liderado pelo presidente da Câmara, José Lago Folha Filho (PSD), foi recebido pelo presidente do tribunal, conselheiro Manoel Pires dos Santos. Na pauta, entre outros assuntos de interesse das instituições, a criação de uma agenda conjunta de discussões para melhorar a atuação do legislativo palmense.

“Firmamos aqui o compromisso com o tribunal, na pessoa do conselheiro Manoel Pires dos Santos, do direcionamento de fazermos uma legislatura que preze pela transparência, austeridade, proximidade com o cidadão e relação institucional estreita com os demais órgãos e poderes”, afirmou Folha complementando: “Vamos trabalhar em parceria e uma parceria muito próxima com o TCE, um órgão de controle cujo papel para a administração pública. E o nosso propósito é justamente esse: desenvolver um trabalho à frente da Câmara que tenha como foco respeito com o cidadão”, disse.

Entre as ações discutidas estão o encaminhamento prévio da Câmara sobre deliberações que serão feitas com aquiescência e atendendo a recomendações e sugestões do TCE. “É muito importante a vinda de gestores aqui. Nós, enquanto TCE, sabemos que o livre arbítrio das medidas é do gestor. Porém, o TCE não pode fugir de sua responsabilidade que é recomendar, dar pareceres e determinar. E quando há essa relação aberta é muito mais fácil de se trabalhar”, afirmou o presidente do TCE, Manoel Pires.

Na prática, o contato já surtiu efeito. Presente na audiência, o chefe de gabinete da Sexta Relatoria, Carlos José de Assis Júnior, se comprometeu a definir uma agenda de trabalho com o aval do conselheiro Alberto Sevilha, relator das contas do legislativo palmense.

Além de Folha, os outros seis vereadores que participaram da reunião foram: Léo Barbosa (SD), Etinho Nordeste (PTB), Laudecy Coimbra (SD), Tiago Andrino (PSB) e Filipe Fernandes (PSC), além de diretores da Câmara. Para Léo Barbosa, vice-presidente da Câmara, é imprescindível essa relação com os órgãos. “É importante para orientar o vereador e a Casa nas medidas a serem tomadas”, disse.

Diretoria da Câmara

Folha aproveitou o encontro para apresentar ao conselheiro Manoel Pires os diretores da Câmara João Paulo César Lima (diretor-geral), José Hugo Alves Souza (procurador-geral) e Jadson Soares dos Reis (diretor de Recursos Humanos).