Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação  O animal tratava-se de uma anta com cerca de 200 quilos O animal tratava-se de uma anta com cerca de 200 quilos
  • A anta foi transportada imediatamente ao Cetas, em Araguaína
  • O resgate foi realizado por funcionários de uma empresa que estava desmatando o local

No sentido de socorrer um animal na região do município de Natividade, uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foi enviada ao local na madrugada desta quinta-feira, 26, e chegaram ao lugar antes das 6 horas da manhã. O animal tratava-se de uma anta com cerca de 200 quilos. O mamífero foi encontrado em uma área de uma empresa que está realizando um desmatamento autorizado no local.

Com auxílio de funcionários da empresa, a bióloga Luciana Costa, da supervisão de Fauna do Naturatins, fez o transporte imediato do animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na cidade de Araguaína, local que o animal encontra-se sob cuidados veterinários.

“Ao chegar ao Cetas a anta, que é um adulto macho, recebeu medicamentos por meio de soro e foi recolhida uma amostra de sangue, que foi enviada ao laboratório para análises clínicas”, destacou a veterinária e supervisora da Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco.

A veterinária disse que apesar do animal não apresentar lesões as possibilidades são inúmeras. A anta estava com febre e dificuldades respiratórias. Ela acredita que o período chuvoso, provavelmente favoreceu um quadro de infecção, como a pneumonia. Mas para a supervisora essa enfermidade seria secundária, ou seja, uma consequência. “A causa primária, o motivo da anta não conseguir se movimentar, ainda não sabemos”, salientou.

A bióloga Luciana Costa relatou que o animal estava em uma região de difícil acesso. Além de muito debilitado, não conseguia ficar em pé e não apresentava nenhum ferimento aparente. “Próximo de onde o animal foi encontrado, havia outros locais com solo compactado, o que poderia indicar que ele estava nesse local há alguns dias”, completou.

Fauna nativa

Segundo a veterinária Grasiela, o Naturatins está fazendo todo o possível para recuperar o animal, que significa muito para a fauna nativa. “O simples fato de a anta alcançar a vida adulta, já foi uma grande vitória. São animais rústicos, muito adaptados e muito parecidos com equinos. Tanto que se fosse outro mamífero com certeza teria vindo a óbito”. Para a gestora considerando que a anta brasileira está em perigo iminente no cerrado, e já foi extinta na caatinga. Se ela sobreviver as primeiras 24 horas será uma comemoração.  

Diante da ocorrência a bióloga Luciana, considera que o importante é que o animal foi resgatado com vida. “Fizemos a contenção do animal, procedimento necessário para realizar um transporte seguro e evitar intercorrências com o animal e a equipe. E depois o animal foi transportado imediatamente para o Cetas”, finalizou.

O local e a situação em que estava o animal, foram repassados à supervisão de Fauna do Naturatins, pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Natividade, que relatou o incidente.