Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Felix Carneiro

Foto: Felix Carneiro

Em 2016, cerca de 40% dos contribuintes do Tocantins estavam com seus endereços desatualizados junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO). Com uma constante campanha chamando a atenção para a importância de atualizar o endereço, o órgão começa o ano de 2017 registrando uma queda de 20% no número anterior.

O Detran sempre reforça a importância dessa iniciativa, porque estando com o endereço desatualizado, condutores e proprietários de veículos correm o risco de não receberem os Comunicados feitos pelo órgão em tempo hábil. Assim também, as notificações de autuações, penalidades, cassação e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualização de endereço

O procedimento para atualização é simples e rápido. Basta o condutor se dirigir à sede do Detran, portando uma cópia recente de comprovantes de endereço (água, luz ou telefone) e procurar o balcão de atendimentos do bloco 3, Habilitação ou o do bloco 5, Veículos,  para atualizar os endereços dos documentos. Caso o endereço não esteja no nome do condutor, o mesmo deve apresentar uma declaração de que reside naquele domicílio.

Os condutores e proprietários de veículos também podem atualizar seus endereços nos postos de atendimento do Detran no Palmas Shopping, localizado no segundo piso; em Taquaralto, na Avenida Tocantins, Quadra 39, Lote 07; em Luzimangues, na TO-080, Orla Oeste, Quadra 26, Lote 21, Sala 03; ou ainda, em qualquer uma das 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no interior do Estado.

A gerente de Sistemas e Registros Nacionais do Detran-TO, Claudineide Martins, ressaltou as vantagens de estar com o endereço atualizado. “O condutor sempre saberá quando cometeu uma infração, o que lhe dará a oportunidade de se justificar e até poder se livrar de uma multa. Também não correrá o risco de ser vítima de fraudes e nem de perder sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infrações cometidas por terceiros. Ou seja, o condutor sempre estará seguro, evitando transtornos”, observou.

A sede do Detran está localizada na 401 Norte, Avenida NS-01, Lotes 1 a 10, Conjunto 02.