Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Tharson Lopes O superintendente de Juventude agradeceu a todos os rondonistas pelo trabalho que será feito com as comunidades O superintendente de Juventude agradeceu a todos os rondonistas pelo trabalho que será feito com as comunidades
  • Rondonistas posam para foto oficial do projeto
  •  O Palácio Araguaia foi o primeiro ponto visitado

Um dos principais cartões postais do Tocantins recebeu na manhã desta sexta-feira, 20, universitários e professores de 32 instituições de ensino superior que participam, por meio do Projeto Rondon, da “Operação Tocantins”. A Praça dos Girassóis, em Palmas, possui 571 mil metros quadrados, é a maior Praça da América Latina e a segunda maior do mundo e encanta a todos com suas belezas e detalhes. Inaugurada em 7 de setembro de 2000, a obra é um complexo arquitetônico que abriga os três poderes estaduais e ao longo de sua extensão conta histórias de lutas e conquistas do povo tocantinense.

Em frente ao Palácio Araguaia, sede do poder Executivo, situado na parte central, os visitantes foram recepcionados pelo superintendente de Juventude, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ricardo Ribeirinha. “Quero dar boas-vindas a todos vocês em nome do governador Marcelo Miranda e do povo tocantinense. Lembrar que vocês, durante estes dias, serão foco das nossas atenções e de toda a população e, principalmente, agradecer a disposição de cada um em vir para o nosso Estado com o objetivo de contribuir com o seu desenvolvimento”, disse o superintendente.

A cerimonialista Tamires Rodrigues explicou para a equipe sobre os atrativos e história de alguns pontos como o Monumento à Bíblia, que fica bem ao centro da imagem da Rosa dos Ventos, desenhada no chão em pedras portuguesas. O cruzeiro do Sul, o Relógio do Sol, a Praça Krahô, uma homenagem aos povos indígenas, o monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, que relembra a revolta de 1922 contra a República Velha no Rio de Janeiro, as esculturas em bronze, o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer e que lembra a passagem da Coluna Prestes pelo Tocantins.

“Ao lado do Palácio estão o Tribunal de Justiça do Tocantins, a Assembleia Legislativa e as secretarias de Estado. Do lado de dentro da sede do Executivo há painéis que contam a história de lutas e conquistas do povo tocantinense. Além de uma maquete que mostra, em detalhes, todos os pontos da Praça dos Girassóis e ainda no hall é possível posicionar-se no ponto exato do Centro Geodésico do Brasil”, explicou a servidora.

Encantada, a acadêmica de economia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Lorena Brito Fernandes, registrou cada detalhe. “Palmas é literalmente uma cidade calorosa. Estamos felizes em vivenciar essa experiência que não começou com a nossa chegada, mas este trabalho vem sendo planejado e sonhado há meses na nossa cidade, na nossa universidade, em todos os lugares. Conhecer o Tocantins é uma honra e tenho certeza de que vamos fazer o nosso melhor nesta operação”, concluiu a universitária, que visitará Brejinho de Nazaré. O passeio da equipe em toda extensão da Praça dos Girassóis durou aproximadamente três horas.

Projeto Rondon

Com o objetivo de promover o desenvolvimento das comunidades brasileiras com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), executar ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública, o Projeto Rondon visa ainda consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Realizado pelo Ministério da Defesa, em parceria com diversas instituições, os voluntários desenvolverão diversas atividades, em que os profissionais dos municípios serão os multiplicadores para disseminar os conhecimentos aprendidos ao longo das operações, gerando benefício para suas comunidades.

A Operação Tocantins acontece em Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Monte do Carmo, Presidente Kennedy e Silvanópolis.