Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

"Estou ótima, apta, e pronta para o trabalho!". É com essa energia e convicção que a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, definiu para o dia 17 de abril - segunda-feira após o feriado de Páscoa - seu retorno definitivo ao trabalho. Isabel estava de licença para tratamento de saúde desde o fim do período de férias, no começo deste ano. Em 26 de janeiro, quando viajava pela Argentina, ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a fez ficar internada por 11 dias em Buenos Aires, até ser transferida de volta para Palmas.

"Era um momento de lazer, eu me encontrava tomando café e meia hora depois estava em coma. Isso foi algo realmente surpreendente, que me chocou muito... foi um marco na minha vida", lembra a reitora.

Em cerca de 70 dias de afastamento, mesmo com o vice-reitor Eduardo Bovolato no exercício da reitoria, Isabel nunca deixou de acompanhar os assuntos da Universidade, tendo, inclusive, realizado reuniões e participado de alguns eventos nesse período. A partir do dia 17, contudo, ela retoma o exercício pleno de suas funções e já tem agendada neste dia uma reunião de gestão com pró-reitores, diretores e assessores, a partir das 14h30.

Para dar sequência aos seus planos de gestão, ela afirma que tem se preparado e redobrado a atenção com a saúde. "Fisicamente eu estou muito bem, não apresento sequelas que me impediriam de um trabalho pleno e realmente estou apta para esse retorno, até porque isso também é uma forma de terapia", disse ela, que segue em tratamento para prevenir que imprevistos de saúde como o ocorrido em janeiro voltem a se repetir.

"Eu tenho feito uma preparação, inclusive física, para voltar à rotina de oito, dez horas de trabalho, e vou continuar buscando uma agenda mais saudável. Eu mesma vou fazer algumas restrições em relação à sobrecarga, e para isso conto muito com o professor Bovolato, com os pró-reitores, diretores e assessores, que nesses dois meses foram fundamentais para conduzir a gestão", afirma a reitora.

Apesar do momento delicado vivido, Isabel se mantém positiva diante dos desafios e não deixa de tirar boas lições das dificuldades. "Eu continuo tendo um acompanhamento médico, mas isso é algo que todos deveriam fazer! É melhor estar atento ao seu corpo do que ser surpreendido por algo que não se notou ou não se teve tempo para notar", aconselha.

"Nesses dois meses uma coisa que eu aprendi muito foi a respeitar o corpo. Esse final de licença tem sido um período de muita reflexão, e o que me vem forte é a necessidade de, no dia a dia, ter momentos mais espiritualizados, mais humanos, e a necessidade de reconhecer os limites do cansaço, os limites da disposição... Eu acho que esse foi o principal entendimento que eu tive, essa dimensão humana, a necessidade de respeito à vida, que foi justamente um dos eixos da nossa campanha para a Reitoria", frisou a reitora, reafirmando seu compromisso de gestão.

"Nós somos todos responsáveis por garantir que o servidor tenha espaços para a melhoria da qualidade de vida, e, sobretudo, de realização. Temos que fazer uma agenda positiva de relações humanas, uma agenda de solidariedade e cooperação. É isso que me vem mais forte como meta de trabalho nesse retorno, paralelamente com a agenda de compromisso social da Universidade e produção científica voltada para as demandas do Tocantins", disse.

A reitora concluiu agradecendo a corrente de solidariedade e cooperação da comunidade universitária. "Quando acontece algo assim, é importante saber que não somos únicos. Somos parceiros, somos parte de um todo, e esse todo é melhor que cada um de nós. A forma como a gestão se manteve e foi conduzida nesses dois meses mostra o quanto a equipe está envolvida naquelas dimensões que tínhamos no nosso plano. Olhar de fora tudo o que foi feito nesse tempo nos dá a sensação de estarmos realizando uma grande obra, e é uma grande alegria poder retornar a esse espaço, voltar a conviver com a comunidade universitária e poder continuar construindo esse projeto de formar pessoas, cidadãos, que vão, com certeza, contribuir para um mundo melhor, um mundo mais digno. Por tudo isso estou extremamente agradecida a Deus, à comunidade, a todos aqueles que enviaram orações e pensamentos positivos, e que trabalharam para manter os projetos em curso nesse período", pontuou.

Agenda

Na segunda-feira (17), o primeiro compromisso oficial da reitora após o período de licença será a reunião de gestão com o vice-reitor, pró-reitores, diretores e assessores, a partir das 14h30, no Gabinete da Reitoria.

Já na terça-feira (18), às 17h, a reitora terá um reencontro com a comunidade universitária no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). A ocasião festiva será um momento de agradecimento e também uma celebração ecumência, com a participação de representantes de diferentes religiões.