Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins (CRMV-TO), a Faculdade Católica do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro), irão realizar no auditório central da Agrotins, no dia 12 de maio, a partir das 13h30, o 1º Zootins – Seminário de Zootecnia. O evento está incluso na programação da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontece de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Segundo a presidente do CRMV-TO, Railda Marques, frequentemente os profissionais precisam debater suas atividades e suas responsabilidades frente às novas demandas que surgem na sociedade. “É preciso contrapor todo o estudo teórico com a realidade encontrada nas propriedades rurais, adequando e usando as tecnologias para alcançar o sucesso do empreendimento rural”, explicou Railda sobre um dos temas do seminário, que será ministrado pelo zootenista e conselheiro do CRMV-TO, Fernando Scotta, com a palestra ‘Dicas de Ouro da Pecuária'.

Outro assunto que será abordado no Seminário, será a ‘Ética na profissão da zootecnia’, fundamental para a valorização e fortalecimento da profissão. “Ser anti-ético muitas vezes, coloca em risco toda a classe perante à sociedade e isso deve ser combatido por todos os profissionais”, argumentou a presidente, acrescentando que há uma grande expectativa para a palestra sobre o tema, que será ministrada pelo integrante do CRMV-GO, Elis Bento.

Parceira do evento, a Universidade Federal do Tocantins ficará responsável por dois importantes temas: ‘Técnicas para Produção Intensiva de Bovinos em Pastagem’ e ‘O Zootecnista e o Uso de Tecnologias para a Produção de Carne Bovina de Qualidade’, com os professores José Neuman Neiva e Fabrícia Miotto, respectivamente.

Para a vice-presidente do CRMV-TO, Márcia Helena da Fonseca, todos os temas serão muito importantes para a valorização e fortalecimento da profissão no Estado. “A zootecnia é um trabalho desenvolvido de forma constante e não pontual, e poucos proprietários de animais sabem da importância deste profissional para o sucesso do seu negócio. É preciso reforçar isso sempre para que o zootecnista recém-formado não encontre dificuldades de entrar no mercado de trabalho”, comentou Márcia sobre um dos objetivos do evento.  

Programação

13h45 – ‘Técnicas para Produção Intensiva de Bovinos em Pastagem’ – com o professor, mestre e doutor em Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins, José Neuman Miranda Neiva

15h – ‘Dicas de Ouro da Pecuária’ – com o mestre em Nutrição Animal e conselheiro do CRMV TO, Fernando Scotta

16h – ‘O Zootecnista e o Uso de Tecnologias para a Produção de Carne Bovina de Qualidade’ – com a professora da UFT, mestre e doutora em Ciência Animal, Fabrícia Miotto

17h – ‘Ética na Profissão da Zootecnia’ – com o professor do IF- Instituto Federal Goiano, doutor em Ciência Animal e conselheiro do CRMV – GO, Elis Aparecido Bento.