O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria o Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação Centros de Referências em Tecnologias (Certi) realizam na próxima quinta-feira, 27, um workshop com o objetivo de apresentar e discutir o projeto de implantação do Parque Tecnológico do Tocantins.
O evento será realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Palmas, das 8h30 às 17h30, e tem como foco analisar o ecossistema de inovação do Estado para elaboração de um Plano de Ciência, Tecnologia e Informação. Este é mais um passo para o desenvolvimento do Parque Tecnológico do Tocantins e do seu Centro de Inovação, cujo convênio entre o Governo do Estado e a UFT para elaboração de projetos foi assinado em outubro do ano passado, durante audiência entre o governador Marcelo Miranda e a reitora da Universidade, Isabel Cristina Auler Pereira.
Na programação do workshop está a palestra "Parque Tecnológico: Indutor do Desenvolvimento", ainda, a apresentação do conceito do empreendimento, definição das metas e elaboração do Plano de Ciência e Tecnologia.
O evento é direcionado a entidades representativas do setor empresarial, instituições de ensino e pesquisa, bem como a órgãos governamentais. O diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos da Seden, Paulo Mendonça destacou que este encontro é parte do contrato firmado entre Governo, UFT e Certi para elaboração do projeto executivo de engenharia e que é uma oportunidade de reunir os parceiros e interessados na implantação do Parque Tecnológico do Estado para equalizar o conhecimento acerca deste projeto e de seus objetivos.
Inovação
O Parque Tecnológico do Tocantins é uma composição de espaço físico, aliado a uma concepção técnica, científica e inovadora para que as empresas, a partir do potencial do Estado, possam desenvolver pesquisas, inovar produtos e agregar valores. Tem a missão de fazer uma relação direta entre empresa, centro de pesquisa e universidade, de forma a agregar valor aos produtos.
O Parque será implantado em uma área próxima à UFT e ao novo prédio da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). A área é integrada também ao setor empresarial, visto que está localizada no anel viário que liga a ponte Palmas/Paraíso à TO-080, rodovia que dá acesso a dois dos distritos industriais de Palmas: o Tocantins I – ASRNE 55 e o Tocantins II – ASRNE 65.
Confira a programação:
08h30 - 09h: Abertura Oficial
09h - 10h: Palestra - "Parque Tecnológico: Indutor do Desenvolvimento"
10h - 10h30: Coffee Break
10h30 - 11h45: Apresentação e Validação do Delta de Oportunidades (Setores do Parque) e Conceito do Empreendimento
11h45 - 12h15: Discussão e Validação
12h15 - 14h: Almoço
14h - 15h: Análise do Ecossistema de Inovação
15h - 15h30: Definição de metas para o Ecossistema de Inovação
15h30 - 16h: Coffee Break
16h - 17h30: Elaboração do Plano de CTI
17h30: Encerramento