Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Alan Barbiero apresentou requerimento solicitando informações Alan Barbiero apresentou requerimento solicitando informações

Deputados querem saber do Governo do Estado sobre a necessidade da Secretaria de Planejamento e Orçamento fechar contrato no valor de R$ 14.062.214,40 (quatorze milhões, sessenta e dois mil, duzentos e quatorze reais e quarenta centavos), para prestação de serviços de informática, sendo aquisição de solução para criação de nuvem privada para o Tocantins no Modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Na sessão desta quinta-feira, 27, o deputado Alan Barbiero (PSB) apresentou requerimento solicitando do secretário de Planejamento e Orçamento, David Torres, informações sobre o contrato assinado dia 7 de abril com a empresa Intelit Processos Inteligentes LTDA. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial de 25 de abril, número 4.853, na página 19. 

"Gostaria de entender esse serviço porque tenho conhecimento que existe uma infraestrutura instalada, inclusive que circula esta praça (dos Girassóis) que é a Enfovia que foi desenvolvida em parceria com a RNP que pode abrigar um banco de dados gratuitamente para o poder público e ao meu ver não haveria a necessidade da contratação desse serviço", disse Alan. O parlamentar também quer saber sobre a fonte do recurso e importância do serviço.

O deputado Olyntho Neto (PSDB) também questionou o valor do contrato. Segundo ele, o Governo do Estado já dispõe de informática completa e de servidores e equipamentos suficientes. "Não tem sistema de informática ainda na Secretaria da Fazenda para fazer arrecadação do Estado, mas estão contratando um sistema de nuvem, um sistema de armazenamento em nuvem sendo que temos os servidores físicos. Quais as informações que temos necessidade de armazenar no Estado do Tocantins pelo valor de R$ 14 milhões?", questionou Olyntho.  

Secretaria de Assuntos Comunitários

O deputado Alan Barbiero também protocolou requerimento solicitando informações quanto a criação de uma nova pasta de governo - a Secretaria de Assuntos Comunitários em que o ex-deputado Iderval Silva foi nomeado secretário extraordinário. "Gostaria de entender qual é a função desta Secretaria, quais são as suas atribuições e qual o papel que ela vai exercer tendo em vista que já temos a Setas (do Trabalho e Assistência Social), já temos a Secretaria de Saúde, temos Secretaria de Educação e tantas outras", disse. 

Governo responde 

De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação Social o papel da Secretaria Extraordinária de Assuntos Comunitários é planejar e executar políticas públicas de desenvolvimento das comunidades, promovendo a integração e participação das entidades, instituições governamentais e não governamentais e a sociedade civil organizada e ainda, planejar e desenvolver ações de integração comunitária e prestação de serviços para a promoção da inclusão social.

(Matéria atualizada às 10h52min de 28/04/17)