Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ana Paula Gomes

Foto: Ana Paula Gomes

Dando continuidade a série de capacitações sobre rastreamento do câncer de colo de útero e mama, a Secretaria de Estado da Saúde realiza neste mês de maio o segundo encontro no município de Araguaína. O evento será realizado em duas turmas, a primeira entre os dias 22 e 24 e a segunda entre os dias 24 a 26, e tem como público alvo os coordenadores da Atenção Básica.

A primeira turma vai abranger os municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Cachoeirinha, Carmolândia, Darcinópolis, Filadélfia, Luzinópolis, Muricilândia, Nazaré, Nova Olinda, Palmeiras, Pau D’arco, Piraquê, Riachinho, Santa Terezinha, Tocantinópolis, Wanderlândia, Xambioá.

Já o segundo grupo envolve os municípios de Arapoema, Bandeirantes, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Brasilândia, Campos Lindos, Colinas, Colméia, Couto Magalhães, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Itaporã, Juarina, Palmeirante, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Santa Fé, Tupiratins.

Esses encontros, segundo o gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido de Souza, prevê o fortalecimento das ações de rastreamento organizado, que são de competência dos municípios e realizadas pelas equipes da saúde da família.“O rastreamento organizado ocorre quando os exames são solicitados de forma sistemática para uma população de risco, dentro de um programa estruturado. Vale ressaltar que isso é uma estratégia de saúde pública”, enfatizou.

Para finalizar, o gerente destaca que, atualmente, existem dois programas nacionais: o rastreio do câncer de colo do útero: exame citopatológico (PCCU) nas mulheres com idade entre 25 e 64 anos e o rastreio do câncer da mama: exame de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos.

Programação

Na programação, temas como os dados epidemiológicos sobre câncer em geral e do colo de útero e mama; projeção da mortalidade por meio dessas especialidades no Tocantins e no mundo; apresentação das diretrizes e protocolos de encaminhamentos de pacientes com exames de citologia do colo de útero e mamografia alterados.

Os pontos de atenção à saúde para as pacientes que necessitarem de seguimento; a importância da coleta com qualidade do exame citopatológico do colo do útero; a relevância do Programa do Controle do Câncer do Colo do Útero e Mama, além da palestra sobre o Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) e sua importância para auxílio na realização do acompanhamento das pacientes, também farão parte da programação.

Agenda de futuros encontros

Local provável

Data provável

Municípios que serão convidados

Dianópolis

09 a 11.08.17

Almas, Arraias, Aurora, Combinado, Conceição, Dianópolis, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre, Rio da Conceição, Taguatinga, Taipas

Porto Nacional

30.08 a 01.09.17

Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama, Ponte Alta do To, Porto Nacional, Santa Rita, Santa Rosa, Silvanópolis

Palmas

18 a 20.10.17

Aparecida do Rio Negro, Lagoa do To, Lajeado, Lizarda, Miracema, Novo Acordo, Palmas, Rio Sono, Santa Tereza, São Félix, Tocantínia, Bom Jesus, Centenário, Mateiros, Recursolândia, Tupirama, Santa Maria.

Paraíso

25 a 27.10.17

Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caserara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso, Pedro Afonso, Pium, Pugmil, Miranorte, Rio dos Bois.

Os municípios da Ilha do Bananal participaram do encontro que foi realizado no município de Gurupi em setembro de 2016.