Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Isailene Rodrigues

A vida das crianças que estão internadas no Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), em Porto Nacional, já não é mais a mesma. Após a implantação do escovódromo, elas foram beneficiadas com uma maneira lúdica de manter a saúde da boca e se descontrair, mesmo estando em ambiente hospitalar.

Conforme a cirurgiã-dentista e coordenadora de Saúde Bucal do hospital, Mariela Alves Rodrigues, em média são realizadas 150 escovações supervisionadas por mês, visto que o procedimento não é realizado em bebês. O escovódromo foi implantado em outubro de 2016.  “As doenças começam pela boca, por isso é muito importante que haja a higienização constante com as crianças. A escovação é supervisionada somente uma vez e as demais são acompanhadas pelos pais”, explicou a cirurgiã-dentista.

Isailene Rodrigues de França, mãe do pequeno Paulo Henrique Rodrigues de Alexandria, falou sobre a importância da escovação. “A maioria deles não sabe escovar direito. Aqui, eles aprendem como realizar corretamente o processo, além da melhora significativa na saúde, podendo ser liberado mais rapidamente”, destacou. Mãe e filho residem em Natividade, região Sudeste do Tocantins.  

Apesar de ainda não terem dentição, os bebês internados no Tia Dedé não ficam sem atendimento. A higienização da língua dos pequenos é realizada diariamente. “A primeira vez ela é supervisionada pelo cirurgião-dentista. Daí em diante as mães realizam o procedimento”, frisou Mariela.

A diretora geral do hospital, Edith Aires, destacou a importância da implantação do escovódromo. “Todas as crianças participam dessa metodologia educativa e preventiva, o que contribui para brevidade da alta hospitalar”, destacou.