Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE/TO) instaurou Inquérito Civil Público com o intuito de investigar atos envolvendo a 17ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2017. O MPE apura a suposta prática de atos de improbidade administrativa por agentes públicos e servidores do Estado em decorrência da eventual contratação ilegal de empresa privada por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), tendo como objeto a execução de serviços de locação, com montagem, manutenção e desmontagem de estruturas para eventos, com a finalidade de dotar o Centro Agrotecnológico de Palmas/TO, de infraestrutura básica, em apoio à realização da Agrotins deste ano. 

O extrato da Portaria de Instauração de Inquérito foi publicada no Diário Oficial do MPE desta última quarta-feira, 10, de número 278, na página 4, assinado pelo promotor de Justiça, Edson Azambuja. São investigados agentes públicos e servidores do Estado do Tocantins, e, eventualmente, terceiros que tenham colaborado ou concorrido para a ocorrência dos atos em apuração, segundo informa o Diário do MPE.

 A 17ª edição da Agrotins, foi oficialmente aberta pelo governador Marcelo Miranda na manhã desta última quarta-feira, 10. Considerada a maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, a Agrotins segue até o próximo sábado, dia 13.

MPE/TO 

Em contato com o MPE para mais informações, o Conexão Tocantins foi informado que, para que não atrapalhe nas investigações, o órgão não disponibilizará a Portaria na íntegra, nem maiores dados. 

Seagro 

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária esclareceu ao Conexão Tocantins que todas as informações solicitadas pelo doutor Edson Azambuja, foram encaminhadas por meio magnético, assim como, por cópias xerográficas, conforme demandado e rigorosamente dentro dos prazos legais.

"Estamos aguardando o pronunciamento final do MPE e ou solicitação de novos documentos ou esclarecimentos", informou a pasta. 

Agrotins 

Com o tema "Água, Sustentabilidade da Vida" e slogan "Os Desafios de Produzir Frente às Mudanças Climáticas", a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) conta com cerca de 650 expositores com lançamentos em máquinas, insumos e serviços agrícolas, agroenergias e novidades para a pecuária, além de tendências inovadoras para o agronegócio nas áreas da construção civil, concessionárias de veículos, associações e cooperativas, instituições bancárias, e órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal.

Durante os dias de feira - até 13 de maio - ocorrem palestras, fóruns, seminários e clínicas tecnológicas.

Para esta edição da Agrotins a expectativa é de que 100 mil pessoas visitem o local e sejam movimentados cerca de R$ 600 milhões.