Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Guilherme Paganotto

Foto: Guilherme Paganotto

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera para a realização de exames e consultas na rede municipal de saúde está em análise na Câmara de Palmas um projeto de lei que delimita o prazo em dias úteis. A proposição é do vereador Filipe Martins (PSC).

De acordo com o projeto, o prazo passaria a ser de 30 dias para a realização de exames e consultas na rede de saúde pública do município e 60 para cirurgias eletivas. Nos casos de pacientes idosos, crianças menores de 12 anos e pessoas com saúde debilitada o prazo para atendimento será de 15 dias.

A dona de casa Maria Josefa Teixeira, moradora da quadra 407 Norte, ressaltou que há alguns meses espera por um exame para descobrir a causa de sua dor na coluna. “Faz uns 7 meses que passei pelo postinho e estou esperando o exame, vou atrás mas não consigo solução”, informou. 

Para ela, a limitação de prazo em lei pode ajudar a acelerar o processo. “O projeto é bom, pode nos ajudar sim. Não tem condições de esperar tanto tempo”, ressaltou Maria Josefa.

A demora na realização dos procedimentos também foi destacada pela moradora da quadra 108 Norte, Elisangela Mesquita. “Acho ótimo o projeto por que muitas vezes você passa pela consulta e nunca consegue fazer o exame aí você se vira e faz particular e se você for atrás nem sabem informar onde está a solicitação. É complicado pois muita gente não tem condições de pagar”, destacou.

O comerciante Darik Warik Amaral salientou que a iniciativa é positiva. “Acredito que esse projeto que está sendo analisado na Câmara pode ser de grande ajuda para a população, de grande importância principalmente para quem não tem acesso a plano de saúde. A população será beneficiada com essa lei”, frisou.

Autor do projeto, o vereador Filipe Martins (PSDC) destacou a motivação da iniciativa. “A intenção é diminuir o sofrimento dessas pessoas que já estão passando por problemas de saúde e se deparam com a burocracia do sistema. Queremos dar celeridade aos processos da saúde pública municipal”, explicou.