Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Vigilância Sanitária Municipal de Palmas destruíram na manhã desta quinta-feira, 25, no aterro sanitário da capital, 620 quilos de pururucas e de matéria-prima do produto impróprios para consumo, que foram apreendidos no fim da tarde de ontem, em um estabelecimento na região sul da cidade. A empresa que já havia sido notificada anteriormente foi fechada e o proprietário foi multado em R$ 2 mil pela Agência.

A ação aconteceu, após recebimento de denúncia anônima feita à Vigilância Sanitária que solicitou o apoio da Adapec pelo fato da indústria não possuir registro no serviço oficial de inspeção. Segundo relatou o inspetor de defesa agropecuária, Ricardo Matarazzo, a Adapec já tinha notificado e autuado o proprietário antes, e foi orientado a regularizar-se junto ao serviço de inspeção, porém, ao invés de regularizar, ele preferiu mudar de endereço para burlar a fiscalização.

O local interditado era totalmente inapropriado para manipulação do produto, apresentava precárias condições de higiene sanitária. Os produtos ficavam expostos ao tempo no quintal na residência, sem nenhum controle de pragas, insetos, roedores, expostos à contaminação. No ambiente onde fritava a matéria prima, as peças estavam em contato com o chão e mesmo após embaladas também eram deixadas em sacos plásticos no solo.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo destacou a importância das empresas buscarem informações no órgão antes de iniciar suas atividades. “O maior interesse da Adapec é que o setor produtivo busque produzir alimentos de qualidade dentro das normas higiênico-sanitárias e regularizados junto ao serviço de inspeção oficial,” disse o presidente.

A Adapec dispõe de uma orientação processual para registro de agroindústrias, com informações disponíveis no site da Agência ou através de telefone, ou ainda dirigindo-se a sede da Adapec na Gerencia de Inspeção Animal.

A operação contou com apoio da barreira volante da regional de Palmas e da Vigilância Sanitária Municipal de Palmas.