Em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia, o Ambulatório de Hematologia de Palmas, localizado no anexo do Hemocentro no Hospital Geral de Palmas (HGP), irá promover na próxima sexta feira, 2, o Dia D da Hemofilia. A doença é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue, fazendo com que os sangramentos demorem muito mais tempo para serem controlados, sendo necessário, na maioria das vezes, a infusão de fatores de coagulação.
A gerente de Gestão do Gemocentro, Jaqueline Picoli, informou que o evento tem o objetivo de “informar a sociedade sobre a hemofilia, aumentar o acesso dos pacientes ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado e promover a consciência coletiva, na busca pela melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos”.
O ambulatório atende atualmente 39 pacientes com hemofilia, de 14 municípios da região centro-sul do Estado, e um paciente do Estado do Pará. “O serviço disponibiliza consultas médicas especializadas (Hematologia e Pediatria); atendimento multidisciplinar nas áreas de Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Odontologia e exames laboratoriais específicos”, informou a gerente.
Foram convidados para o evento os pacientes atendidos no ambulatório, as Secretarias Municipais de Saúde a que eles pertencem e um enfermeiro ou técnico de enfermagem de cada uma dessas secretarias para participar e ser treinado na infusão de fatores de coagulação.
Programação:
8h – Credenciamento/ entrega de material (Recepção)
9h- Abertura
9h15m – Palestra Dra. Rebeca Garcia de Paula
9h45m – Oficina com os pacientes e equipe da Odontologia
10h30 – Intervalo
11h - Pesquisa do perfil socioeconômico dos pacientes (Serviço Social)
Atualização Cadastral (Recepção)
Capacitação de um profissional do município (Enfermagem)
12h - Encerramento