Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Medidas fortalecem a autonomia do Legislativo

Medidas fortalecem a autonomia do Legislativo Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha Medidas fortalecem a autonomia do Legislativo Medidas fortalecem a autonomia do Legislativo

Os deputados reuniram-se no início da noite dessa quarta-feira, dia 31, para aprovar quatro propostas de emendas constitucionais (PEC) que delimitam funções e obrigações dos poderes. Em uma delas, é acrescentada ao artigo 19 a atribuição da Assembleia Legislativa para sustar, por meio de decretos legislativos, atos do Poder Executivo que exorbitem sua competência.

Autor da proposta, o deputado José Bonifácio (PR) explica que a medida se tornou necessária quando a Odebrecht Ambiental recorreu à Justiça e derrubou o decreto da Casa que sustou aumento da tarifa de água. De acordo com o parlamentar, a alegação da empresa, aceita pelo Judiciário, foi a de que não havia previsão constitucional para o decreto, problema agora resolvido com a PEC.

Em outra proposta aprovada, os deputados alteram o artigo 71 da Constituição para tornar obrigatório ao Executivo o envio de estudos de viabilidade econômica aos legisladores sempre que propor projetos que gerem impacto financeiro. A iniciativa é do deputado licenciado Ricardo Ayres (PSB).

O deputado Olyntho Neto (PSDB) apresentou a PEC 15/2017, aprovada pela Assembleia, que torna crime de responsabilidade do governador do Estado o não-pagamento das emendas parlamentares e obriga o Executivo a pagar ao menos 90% delas a cada ano.

Já com a PEC 17/2017, o deputado Zé Roberto (PT) propôs uma nova regulamentação dos prazos das medidas provisórias. Ao invés da reedição ilimitada, elas serão editadas por 60 dias e reeditadas, apenas uma vez, por outros 60 dias.

Projetos de lei

De autoria do Governo do Estado, foi aprovado o reajuste dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte mantidos pelo Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev). Os índices vão de 6,58%, aos beneficiados que passaram a receber até janeiro de 2016, a 0,14%, aos que começaram a receber a partir de dezembro do ano passado.

Três entidades foram declaradas como de utilidade pública estadual. São elas: a Associação dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Vale do Bananal, em Couto Magalhães; a Associação Independente de Futebol e Lazer, de Lajeado; e a Associação Taquarussu Esporte Clube. A primeira matéria foi apresentada pelo deputado Vilmar de Oliveira (SD), e a duas últimas, por Wanderlei Barbosa (SD).

Foram concedidos ainda títulos de cidadania ao ex-vereador e ex-vice-prefeito de Wanderlândia, João Sousa Leite, e ao engenheiro agrônomo Carlos Magno Campos Rocha. As propostas são dos parlamentares Jorge Frederico (PSC) e Paulo Mourão (PT), respectivamente.

Por iniciativa de Ricardo Ayres, a Casa decidiu denominar o campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em homenagem ao ex-reitor da instituição, professor Ruy Rodrigues da Silva. (AL/TO)