Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

V.E.A.G. sofre de Refluxo Gastroesofágico e de Encefalopatia Crônica não Progressiva, associado a um quadro de epilepsia. Ele mora em Guaraí, tem quarto anos, e tem enfrentado muitas dificuldades desde que nasceu, não consegue se alimentar corretamente, apresenta quadro de desnutrição e respiratórios, o que lhe impede de ter um desenvolvimento saudável. 

A situação da criança se agrava a cada dia e V.E.A.G precisa fazer uma procedimento cirúrgico chamado Gastrostomia e posterior acompanhamento. A mãe, Sandra Augusto, conta que, com muita paciência, cuidados e criatividade, vem alimentando a criança. “Desde que nasceu ele tem dificuldade para comer. Quando ele era bebê ficou internado na UTI, ele não conseguia sugar, comer. Sempre os médicos dizendo que ele precisava de cirurgia. Tenho todos os cuidados, tento mamadeira, colher, invento vários tipos de comida, e a cada dia ele vai superando, engasgando, devargazinho”, relata.

Mesmo com decisão da Justiça, em 15 de março deste ano, na Ação de Obrigação de Fazer com pedido da antecipação de tutela ingressada pela Defensoria Pública em Guaraí, determinando que o município e o Estado do Tocantins, providenciassem, no prazo de cinco dias, os meios necessários para realização de tratamento cirúrgico de Refluxo Gastroesofágico, seja na rede SUS ou na rede privada, assim como arcar com o custeio de transportes, alimentação e hospedagem para a criança e sua acompanhante, até o final do tratamento, nenhum dos requeridos cumpriu a decisão.

Diante do descumprimento da decisão, com o orçamento dos custos necessários para realização da cirurgia, a Justiça determinou o bloqueio imediato da quantia de R$ 19.350,00 na conta do Estado do Tocantins, por meio do Sistema Bacenjud, para o procedimento cirúrgico do pequeno V.E.A.G.

“Uma criança que precisa de uma cirurgia de urgência desde que nasceu, e a gente tentando de todas as maneiras, pelo SUS, e só na Justiça pra conseguir. Ele chegou a ficar internado na UTI esse ano, chegou a ser entubado por três dias”.

A cirurgia da criança deve ser marcada nos próximos dias. Nesta quinta-feira, 22, o Hospital em que o procedimento será realizado foi informado do bloqueio de valores e deverá proceder com o imediato agendamento da cirurgia.