Os representantes das secretarias de Educação dos 26 estados brasileiros apontaram a autoavaliação que a escola faz para participar do Prêmio Gestão Escolar, como fundamental para o processo de melhoria da qualidade da educação brasileira. A reunião técnica do Prêmio Gestão Escolar 2017 está acontecendo em Palmas, nesta quinta-feira, 6, e na sexta-feira, 7.
O objetivo principal da reunião é fornecer subsídios para os representantes da Educação dos estados e da União Nacional de Secretários de Educação (Undime) auxiliarem as unidades escolares a prepararem seus projetos para participarem do Prêmio Gestão Escolar 2017.
Neste ano, o Prêmio está sendo coordenado pelo secretário da Educação do estado, do Acre, e pela secretária Wanessa Zavarese Sechim, do Tocantins. O secretário Marco Antônio Brandão Lopes falou da importância do prêmio para as escolas brasileiras. “O Prêmio Gestão é um grande incentivo para a escola avaliar o seu trabalho e apresentações das boas práticas que estão realizando. Ainda neste ano, teremos seminários por regiões e o resultado será apresentado numa grande plenária para que possamos ter um olhar para a educação nacional com conhecimento das especificidades de cada região brasileira”, explicou o secretário Marco Brandão.
Realizar a reunião técnica no Tocantins, para o secretário Marco Antônio, é uma forma de os atores educacionais saírem de seus lugares e conhecerem outras realidades. “Experiências que estão dando certo em algumas escolas podem ser compartilhadas para outras, mesmo tendo características diferentes”, frisou.
Para a secretária Wanessa Sechim, este é um momento importante em que o Tocantins recebe representantes de todas as regiões brasileiras. “No nosso Estado, incentivamos a participação de todas as unidades escolares da rede estadual de ensino no Prêmio Gestão Escolar, porque acreditamos nos resultados da autoavaliação. No ano passado, 97% de nossas escolas participaram do prêmio. Às vezes, a equipe de uma escola pode pensar que está bem, mas fazendo a autoavaliação vai percebendo o que precisa fazer e refletir em como melhorar os resultados. Essa autoavaliação promove uma reflexão na escola sobre a sua prática pedagógica por parte de todo o corpo escolar e, somente desta forma, a educação vai alcançando a qualidade que tanto almejamos”, esclareceu a professora Wanessa Sechim.
Programa de Gestão Compartilhada
Na ocasião, a secretária Wanessa Sechim fez uma apresentação do Programa de Gestão Compartilhada, que foi lançado no governo de Marcelo Miranda, em gestão anterior e que completou 20 anos. “Esse programa possibilita o repasse de recursos para a escola realizar pequenos reparos. Neste ano, pretendemos destinar recursos para a realização de projetos de aprendizagens, com atividades de reforço escolar, sobretudo para as aulas de Português, Matemática e Ciências”, frisou.
Fã da autoavaliação
O educador Ermilson Simplício da Secretaria da Educação do Rio Grande do Norte contou que trabalha com o Prêmio Gestão há alguns anos. “Gosto muito do Prêmio Gestão pela autoavaliação que os atores da escola fazem de suas práticas, projetos e ações. E, nesse processo de autoavaliar, cada pessoa vai percebendo o seu papel no processo de ensino e de aprendizagem”, frisou.
Ele citou os pais dos alunos muitas vezes desconhecem o papel da escola e colocam no sistema educacional toda a responsabilidade pela educação dos filhos. “Não há um processo reflexivo com os pais dos alunos sobre a sua participação no processo educativo. Muitas vezes, os pais vão à escola porque o filho está em situação de conflito, está com problemas nas notas, mas não vai para compreender o papel da instituição escolar na vida do estudante”, finalizou Ermilson.
A reunião está sendo realizada pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).