Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Frederick Borges Marcelo Miranda vistoriou o andamento das obras do 3° piso do Hospital Geral de Palmas Marcelo Miranda vistoriou o andamento das obras do 3° piso do Hospital Geral de Palmas

O governador Marcelo Miranda vistoriou na manhã desta terça-feira, 8, o andamento das obras do 3° piso do Hospital Geral de Palmas (HGP). A boa notícia, conforme o governador, é que, em breve, os novos leitos estarão concluídos e prontos para atender a população.

"Se tudo transcorrer dentro do previsto, entregaremos, até o final deste mês, mais 96 leitos de internação", anunciou Marcelo Miranda. Ele acrescentou que as novas unidades de internação irão fortalecer a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "Juntamente aos outros benefícios já entregues, acreditamos estar cumprindo desafios de forma a garantir o atendimento à população no setor da Saúde", destacou.

Os novos leitos irão se juntar aos outros 96 entregues pelo governador no início de maio, totalizando 192. Na época, a entrega destes leitos, dispostos em 48 enfermarias, com banheiros amplos e adaptados, acolheram os pacientes que ficavam no anexo provisório do hospital.

Melhorias

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, as vistorias são indispensáveis para os ajustes necessários das obras. "Essas são obras de melhoria geral. Em breve poderemos ocupar esses espaços, assim como o novo Centro Cirúrgico e os leitos de UTI, novas áreas de infraestrutura. Poderemos atender a mais pessoas com mais qualidade e dignidade", ressaltou.

Além da ala de internação, também está previsto para serem inaugurados ainda neste semestre, quatro leitos de UTI adulta e mais dois de UTI infantil. Atualmente o hospital já conta com 26 leitos de UTI adulto e oito pediátricos. 

Vistorias

Ainda pela manhã o governador esteve na sede da Vigilância em Saúde do Estado. O prédio passou por readequação da estrutura física. Agora, cada área técnica fica em um andar específico, o que melhorar o fluxo e consequentemente as condições de trabalho para aperfeiçoamento das ações da saúde.

Ao checar dados da área, na Sala de Situação da Vigilância Sanitária, Marcelo Miranda elogiou os profissionais pelos bons índices alcançados em alguns setores. Na ocasião, reunido com a equipe, determinou a continuação do empenho e mais divulgação dos avanços obtidos no setor. "Percebo que precisamos continuar nosso trabalho. Está dando certo. Precisamos dar mais visibilidade às nossas conquistas", determinou. 

O governador também esteve no Estoque Regulador do Estado, que tem a função de armazenar e abastecer os hospitais regionais do Tocantins com medicação e materiais hospitalares. O estoque também controla se o hospital está fazendo o uso correto dos medicamentos por meio de ferramentas de informatização.

De acordo com o governador, os serviços do Estoque Regulador avançaram graças ao planejamento do Governo do Estado. "Atualmente respondemos 85% da demanda de medicamentos e materiais hospitalares do Estado, e, com planejamento, temos consciência que vamos avançar cada vez mais", finalizou.

Padronização

Em 2015, o governador Marcelo Miranda determinou a implantação do sistema de padronização de medicamentos, que por meio da série histórica do consumo, possibilita a compra correta. A Padronização de Medicamentos da Rede Hospitalar Estadual, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), busca reduzir custos na aquisição de medicamentos e de manutenção, simplificar as rotinas de aquisição e ter maior controle de estoque na Secretaria de Estado da Saúde.