Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A biomédica Giorgia de Bortoli é habilitada em estética, acupuntura e patologia clínica pelo CRBM

A biomédica Giorgia de Bortoli é habilitada em estética, acupuntura e patologia clínica pelo CRBM Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A biomédica Giorgia de Bortoli é habilitada em estética, acupuntura e patologia clínica pelo CRBM A biomédica Giorgia de Bortoli é habilitada em estética, acupuntura e patologia clínica pelo CRBM

O mês de agosto chegou e trouxe com ele o aumento das temperaturas e a queda da umidade do ar no Tocantins. Pelos próximos 50 dias, os tocantinenses irão conviver com as médias de temperatura variando entre mínimas de 18° a 20° e máxima de 37° a 40°. A umidade relativa do ar ficará na média de 30%. 

A baixa umidade do ar pode causar diversas complicações para a saúde entre elas, a desidratação e ressecamento da pele, dos pés e dos lábios. 

A biomédica estética Geórgia de Bortoli explica que o organismo humano é composto por, aproximadamente, 70% de água e, principalmente nesta época, é fundamental ter cuidado com a hidratação para manter a saúde da pele. “A água é o componente fundamental de todas as células do organismo, ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e age como um veículo de transporte de nutrientes, por isso a pessoa deve se hidratar bem, preferencialmente com água, sucos naturais, frutas e água de coco”, disse.

Para evitar o ressecamento da pele a profissional também orienta os tocantinenses a dobrarem o uso dos hidratantes. “Existem produtos muito eficientes para aquelas pessoas que ficam com o aspecto craquelado na pele, é o caso dos hidratantes a base de óleo de semente de uva, óleo de amêndoas ou gérmen de trigo”, explicou.

Para as pessoas que não têm tempo ou disposição para repetir a aplicação do hidratante diariamente, Giórgia orienta o uso de hidratantes orais. “Hoje existem no mercado diversas cápsulas que contribuem com a hidratação de dentro para fora, mas algumas são contraindicadas para pessoas que têm tendência à acne, nesse caso existe a necessidade de buscar orientação com um especialista”, ressaltou.

A biomédica também explicou que nessa época do ano é comum haver o ressecamento e o surgimento de rachaduras nos pés. “As pessoas têm o costume de lixar os pés para tirar a crosta ressecada, mas quanto mais se lixa, mais grossa a pele fica”, disse ela. A indicação é o uso de hidratantes específicos para a área. “Aqui no Tocantins eu recomendo a não utilização de produtos a base de ureia, porque nessa época de baixa umidade do ar a pele não consegue absorver a substância”, finalizou.

Conforme a especialista, uma alimentação saudável aliada a hidratação correta e ao uso constante de protetor solar garante a saúde da pele nos dias mais quentes e mais secos do ano. (Assessoria de Imprensa)