Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Cinco chefs de cozinha em todo o Brasil foram escolhidos para participar da 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”. Considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina, o evento neste ano acontece nos dias 17 e 18 de agosto em Salvador (BA) e reúne líderes inovadores, brasileiros e internacionais, que fazem a diferença nos seus destinos e que servem de inspiração para empresários que trabalham diretamente com turismo no Brasil.

A chef de cozinha Ruth Almeida, proprietária do restaurante Raízes Gastronômicas em Palmas/TO, foi escolhida como representante da Região Norte do Brasil. Ela vai contar a sua história de vida e um pouco sobre o seu trabalho no evento “Experiência Café com chefs do Brasil”, que acontece na manhã de sexta-feira, 18. Além de Ruth Almeida, participam da programação os chefs Kalymaracaya (Centro-Oeste), Rodrigo Bellora (Sul), Fred Trindade (Sudeste) e Anna Patrícia Maia (Nordeste). “É um orgulho poder representar a Região Norte do País e especialmente o Tocantins, apresentar a nossa culinária típica, que certamente vai agradar a todos”, explica a chef, que aprendeu a cozinhar no fogão a lenha da sua mãe e com ela os segredos e combinações dos ingredientes naturais e exóticos em suas receitas. “Quero apresentar ao mundo o melhor da culinária nortista e tocantinense, por isso escolhi levar a receita da paçoca de carne de sol com banana da terra frita, açaí e bolo de cupuaçu”, adianta, acrescentando que na ocasião oferecerá os pratos para degustação.

Encontro

O encontro deste ano terá na programação sete painéis, diversos palestrantes e mais de 15 horas de atividades, para um público formado essencialmente de representantes de destinos turísticos, empresas de tecnologia, entidades empresariais e governos interessados em ampliar o nível de inovação e competitividade do turismo no Brasil e gerar novas oportunidades de negócios.

Fórum

O evento, destinado principalmente aos representantes de destinos turísticos, tem como missão apresentar boas práticas aplicáveis ao processo de melhoria da competitividade dos destinos turísticos. O Fórum TurisTIC  Brasil é realizado pelo Eurecat (Centre Tecnològic de Catalunya) e pela Barcelona Media Inovação Brasil, em parceria com a ABR (Associação Brasileira de Resorts), Sebrae e Salvador Destination.

Perfil

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio no Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais analfabetos que comandaram uma família de nove irmãos. O pai era pescador e a mãe vendia os peixes ou os trocava em outros produtos para consumo familiar. Ainda adolescente, Ruth Almeida começou a cozinhar no fogão a lenha para fazendeiros da região com os produtos colhidos na própria roça. Para contribuir no sustento da família, ela virou também quebradeira de coco, mas nunca deixou de lado a paixão pela culinária.

No ano de 1991, Ruth Almeida decidiu mudou Palmas, onde montou um barraco de lona na região Sul da Capital e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, merendeira em escolas públicas da Capital, serviços gerais e por último como cozinheira em hotéis da Capital. Até que no ano passado, descobriu na internet inscrições para o programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT. Dentre milhares de inscrições, Ruth Almeida foi escolhida para participar do programa e garantiu a terceira colocação, com opções de pratos que valorizaram a culinária brasileira, nortista e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier como uma “cozinha de amor”. Foi quando a chef de cozinha decidiu abrir o seu restaurante, Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, com produtos do pequeno produtor.