Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Uma força-tarefa de conscientização contra às queimadas nos municípios com maior número de focos de queimadas será executada pelos órgãos que compõem o Comitê do Fogo. Uma reunião realizada na quarta-feira, 16, na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), teve como foco definir a primeira ação da força-tarefa, que acontece nesta sexta-feira, 18, em Palmas.

A ação vão percorrer a zona rural da região sul de Palmas, incluindo o distrito de Taquarussu, e o ponto de partida é o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, às 7h30. Com foco preventivo, a mobilização pretende chamar a atenção da população sobre os riscos das queimadas, especialmente neste período de estiagem e ventos fortes.

O Comitê é formado pela Semarh, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército Brasileiro. A força-tarefa deve contar com técnicos da Semarh e Defesa Civil, equipe de fiscalização do Naturatins e 30 militares do Exército, além dos parceiros Prefeitura de Palmas, Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel bombeiro, Peterson Ornelas, a ação conjunta reforça a preocupação do Governo do Tocantins em promover a prevenção e combate aos incêndios florestais. "A Defesa Civil Estadual já realizou capacitações em 63 municípios, formando mais de 700 brigadistas neste ano. Esta ação conjunta reforça o empenho de todos os órgãos parceiros no combate aos incêndios florestais", afirmou.

O vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, ressaltou que essa ação faz parte de um cronograma que se estenderá até meados de setembro. “Nosso objetivo é conscientizar produtores rurais e os cidadãos de uma maneira geral sobre o risco de tocar fogo neste período. Temos que reduzir os focos de calor no Tocantins e evitar incêndios que causam danos muito sérios à flora e à fauna”, disse.

“É necessário o engajamento de todos, com integração e compromisso, tendo a prevenção como caminho. Porque depois que o fogo começa é muito difícil controlar. É nesse sentido que essa força-tarefa foi estabelecida, com uma agenda de prevenção e combate às queimadas com ações de conscientização nos municípios que mais queimam”, pontuou a titular da Semarh, Meire Carreira.

Decreto

A força-tarefa faz parte do esforço do Governo do Tocantins em reduzir o número de incêndios florestais no Estado. No mês passado, o governador Marcelo Miranda assinou o Decreto de Emergência Ambiental, que declarou situação de risco de desastre ambiental resultante de queimadas e incêndios florestais em sete municípios tocantinenses (Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Novo Acordo, São Felix, Pium e Ponte Alta do Tocantins).