Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi aprovado nesta quarta-feira, 13, por unanimidade e em dois turnos de votação no plenário da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado fazer uma operação de crédito junto a Caixa Econômica Federal, para a construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional. A nova ponte terá o custo atualizado de aproximadamente R$ 130 milhões.

A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 de vão e 400 de aterro. Os serviços devem começar após o término do processo de captação de recursos, já que além da autorização da Assembleia, o Governo Federal também deve se manifestar favorável ao empréstimo, que será pago em um prazo de 20 anos.

A antiga ponte tem apenas 900 metros e liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255 com a TO-070 até a BR-153. Ela foi construída entre os anos de 1976 e 1979. Danos estruturais fizeram com que o trânsito pesado fosse limitado e atualmente os veículos que ultrapassam 30 toneladas de peso não podem usar a estrutura.

Essa limitação de peso começou em 2011. Segundo o engenheiro civil Silvio Leão, a construção da nova ponte vai contribuir com o desenvolvimento econômico do Tocantins. “A substituição da estrutura é imprescindível para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do estado, já que essa ponte integrará o sistema logístico dessa região”, explicou ele.

A obra foi licitada em 2014 pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) A empresa vencedora do certame foi a Rivoli S.A. Somente quando iniciar a obra é que começará a ‘correr’ o prazo de 900 dias para sua conclusão.