Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação No Tocantins passa de 16.595 mil queimadas em 2017 No Tocantins passa de 16.595 mil queimadas em 2017
  • Só neste mês foram 8.300 mil focos de queimadas

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas neste mês de setembro, o Tocantins já registra metade das queimadas do ano todo, resultando no pior setembro dos últimos cinco anos. No Brasil, segundo o Inpe, os incêndios aumentaram quase 50% este ano em relação ao ano passado. 

O Jornal Hoje, telejornal da TV Rede Globo, mostrou nesta segunda-feira, 18, o quanto o Tocantins está sendo atingido por focos de queimadas. No Estado, mais da metade do Parque Nacional do Araguaia, o equivalente a duas vezes a cidade de São Paulo foi destruída pelo fogo. Nesta segunda-feira (18) uma equipe de vinte e cinco pessoas tentou combater o incêndio que já dura um mês.

Em Carmolândia, no norte do Tocantins, os chamas atingiram oito fazendas e pelo menos mil animais morreram queimados. O Corpo de Bombeiros não dá conta de atender tantos chamados e em muitas fazendas, os próprios funcionários tentam apagar os focos, mas encontram dificuldades.

A fumaça também prejudica a visibilidade nas estradas. Na rodovia estadual 164 e a fumaça encobriu a pista, e uma caminhonete bateu num carro da PM. Ninguém se feriu.

O tempo muito seco, com umidade baixa, associada ao vento e a ação do homem, têm contribuído para que esses incêndios aconteçam e se espalhem. 

No Tocantins já foram registradas 16.595 mil queimadas em 2017. Só neste mês foram 8.300 mil focos. (Com informações Jornal Hoje)