No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo e, aproveitando a data, o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, lembrou os avanços que o Governo do Estado tem conseguido para o setor.
“O Tocantins tem muito a comemorar nesta data, porque a indústria do turismo está se fortalecendo. O turismo vai ser a segunda atividade econômica do Estado, pois nós temos potencial para isso. E o Governo do Estado está trabalhando para dar a estrutura necessária para essa vocação natural se consolidar como uma alternativa de geração de emprego e renda para a nossa população”, destacou James.
Ele acrescenta ainda que o Governo do Estado está trabalhando para atrair investimentos privados às diversas atividades que compõem o turismo e, para se para tornar um setor dinâmico e lucrativo, o turismo precisa, além de investimento do Estado, da participação de empresários, de profissionais da área e da sociedade civil em geral. “E esse investimento tem acontecido, em especial na região do Jalapão”, frisou.
Para James, a atenção que o Jalapão está ganhando, principalmente ao se tornar cenário para novela de uma grande emissora nacional, vai permitir dar visibilidade a outras belezas naturais do Tocantins, e para a sua riqueza cultural, do artesanato e da sua gastronomia.
Dentre os desafios para desenvolver o turismo no Jalapão, James destaca a necessidade de ampliar o licenciamento ambiental dos atrativos naturais da região e de resolver o problema das queimadas, que degradam o Cerrado, principal bioma do Estado.
James conclui dizendo que a data é uma ocasião para se lembrar da importância do turismo e de se receber bem os turistas. “Temos que nos preparar para receber bem esses visitantes que estão descobrindo o Tocantins”, finalizou.
Dia do Turismólogo
Nesta data, também é celebrado o Dia do Turismólogo, que é o profissional responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam a atividade turística.