Iniciativa coordenada pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, a Frente Parlamentar da Odontologia já conta com apoio de 300 deputados. A medida visa fortalecer a defesa dos profissionais da odontologia nos debates e discussões de leis no setor da saúde.
Ele afirmou que a mobilização por novos apoios continua no Congresso Nacional e pede colaboração dos profissionais e da população em geral em favor da medida. “O mais importante, além da defesa da categoria, é que iniciativas como essas resultam na melhoria do atendimento à saúde da população”, declarou Juliano do Vale. Radicado no Tocantins, ele já presidiu o Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO) por três vezes e há um ano está à frente do CFO.
Na Câmara do Deputados, em Brasília/DF, a articulação para a adesão à Frente Parlamentar está a cargo do deputado federal pelo Tocantins Carlos Henrique Gaguim (PODE). A ideia da frente ganhou força no mês passado, quando Juliano do Vale participou de audiência pública na Câmara, na Comissão de Seguridade Social e Família, na capital federal.
Para Juliano do Vale, o CFO precisa atuar como conselho e continuar atento a questões externas que afetam diretamente os profissionais. É no Congresso que as leis são discutidas e aprovadas e, por isso, na visão do presidente do CFO a entidade deve sim estar presente cada vez mais e mobilizada para a defesa das prerrogativas e direitos dos profissionais da odontologia.
União Pela Saúde
Para o presidente do CFO, o profissional da odontologia deve contribuir com a criação da frente, cobrando dos parlamentares de seus Estados a apoiar a iniciativa.
“Com a frente implantada no Congresso, aumenta a reivindicação pela presença mais efetiva dos profissionais da odontologia no sistema público de saúde. A Frente Parlamentar não é só um benefício para o profissional da odontologia, mas para a população em geral, que também pode ajudar, cobrar e se engajar na iniciativa”, finalizou.