Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Rondinelli Ribeiro

Foto: Rondinelli Ribeiro

O Poder Judiciário do Tocantins apoia, pelo sétimo ano consecutivo, o movimento mundial “Outubro Rosa”. A adesão à campanha visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Além da iluminação externa do prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins, que está na cor rosa, as barras do site institucional também ganharam a cor da campanha neste mês de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo que mais atinge mulheres no mundo e uma estimativa feita ano passado apontou que há mais de 57.960 novos casos.

Prevenção

De acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: Praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, alimentar-se de forma saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

É importante que as mulheres realizem o autoexame e observem suas mamas sempre que se sentirem desconfortáveis, seja no banho ou no momento da troca de roupa. Principais sintomas e sinais que podem ser identificados como o câncer de mama: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito, pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.

A orientação do Inca é que, se esses sintomas forem identificados, a mulher deve procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica.

História

O movimento popular conhecido como 'Outubro Rosa' começou nos Estados Unidos nos anos 1990 e atualmente é realizado em todo o mundo. No Brasil, a primeira ação pública de adesão ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em 2002.

O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade.  Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres em decorrência da doença.