Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta sexta-feira, 6, o balanço final das 14 edições do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos realizados no Tocantins este ano. Os dados apontam que foram devolvidas 15.113 embalagens, beneficiando diretamente cerca de 500 pequenos produtores rurais de várias regiões do Tocantins. 

Os números revelam que a quantidade de embalagens devolvidas nos RI’s este ano foi bem superior ao ano de 2016 quando registrou a entrega de 10.856 embalagens, um aumento significativo de 39,21%. O número pequenos produtores beneficiados com o projeto também subiu de 400 em 2016 para 500 em 2017.  

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, estes números demonstram o investimento no sistema de campo feito pelo governo do estado, por meio da Adapec, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev), centrais e associações de revendas, que beneficiaram pequenos produtores rurais em todo o Tocantins. “Tivemos este ano um grande avanço na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos por parte dos pequenos produtores rurais, e isso só foi possível, porque os órgãos envolvidos assumiram suas responsabilidades com a cadeia do sistema campo limpo”, disse Humberto.   

Segundo o gerente de Avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, ressaltou que o relatório foi fechado em acordo com as centrais, após avaliação de inviabilidade para realização de mais duas edições que estavam previstas para este ano. “Mesmo não tendo realizado estas duas edições batemos um recorde na devolução de embalagens vazia de agrotóxicos este ano, nas 14 edições do projeto de RI que realizamos”, disse Alex, acrescentando que os pequenos produtores já compreenderam a importância do projeto.

O projeto possui como público alvo, os pequenos produtores rurais da agricultura familiar, que em muitos casos não possuem condições de se deslocarem até um posto de recebimento para fazer a devolução correta das embalagens.