Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Moradores e empresários da Avenida LO-27, no trecho entre as Avenidas NS-04 e NS-10, foram alvo de panfletagem realizada na manhã desta quarta-feira, 11, pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) por meio do Projeto AcrediTO e parceiros. O evento durou cerca de uma hora e meia e, nesse tempo, servidores da pasta com os parceiros da Secretaria de Educação (Seduc), Polícia Militar, Proerd e Polícia Comunitária entregaram folders com informações que servem como mecanismo de ajuda àqueles que querem colaborar com informações e denúncias para prevenção e combate às drogas nas Quadras 112 e 122.

A escolha das duas quadras, conforme argumentou Júnior Américo, superintendente de Ação Sobre Drogas junto à Seciju, se deve ao fato de ambas aparecerem no mapa policial entre as que têm maior número de ocorrências de consumo e tráfico de drogas. Os folders apresentam dados e orientações de como se prevenir, como os pais podem dialogar com os filhos, o que são as drogas, como identificar e ajudar um usuário de drogas, bem como número de telefones de órgãos em Palmas e outras cidades no estado que podem auxiliar para a solução de problemas, ou ainda para ouvir denúncias.

“Queremos mostrar para moradores dessas duas quadras que é possível acreditar numa sociedade sem drogas. E a população tem uma importância extrema nesse processo de prevenção e combate. São os moradores que estão por aqui no dia a dia, vendo o que acontece”, destacou Júnior Américo.

Parceira nas ações, a Polícia Militar do Estado do Tocantins levou diversos integrantes para a caminhada na região, onde, entre as ações, está a realização do Proerd, que é uma das maiores ferramentas de orientação de crianças e adolescentes na luta contra as drogas. São mais de 500 alunos do Programa nas duas localidade. “A gente precisa unir as forças de segurança, das instituições públicas e privadas em prol da vida e contra a violência. Somente quando a população se une, se empodera, é que é possível vencer os males que assolam. É muito maior a quantidade de pessoas de bem, que as que fazem. A união é importante e importante é também as instituições estarem unidas com a comunidade para fortalecer o sentimento comunitário e combater as drogas e a violência”, pontuou o Capitão Leonardo Amorim Teixeira, da Polícia Militar.

A finalização das ações pela manhã ocorreu na Escola São José, na Quadra 112. A instituição conta com mais de mil alunos e também recebeu a panfletagem nas salas. “É um processo completamente enriquecedor para nós, pois é um momento em que estamos passando para os alunos a importância do diálogo, do ouvir para o combate às drogas. É uma parceria louvável e queremos implementar cada vez mais nos projetos interdisciplinares da nossa escola para o resgate da vida, dos valores”, destacou José Antônio Aguiar Gama, diretor da instituição.

Mais ações

Também como parte do Projeto AcrediTO, nesta sexta-feira, 13, às 19h, a região será beneficiada ainda com as atrações do Projeto Nação Rap em Ação, com shows musicais com temáticas de combate às drogas. A realização será na Praça da 122, aberta a todos.