Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale

Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale

Em homenagem ao Dia Nacional do Dentista, comemorado no último dia 25, e à Semana da Saúde Bucal instituída pela Lei 2.028, de abril de 2009, a Assembleia Legislativa do Tocantins realiza sessão solene nesta terça-feira, dia 31. Solicitada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) ao Parlamento Estadual, a celebração foi requerida, em plenário, pela deputada estadual Luana Ribeiro (PR).

“Inserir efetivamente o cirurgião dentista nas equipes multidisciplinares de saúde e garantir recursos financeiros para a saúde bucal também são metas do CFO e dos CROs de todo o Brasil. E esses momentos juntos com o poder público são fundamentais para o debate, a conscientização, a efetivação dessas políticas de saúde e o fortalecimento da odontologia. Por isso é fundamental a presença e a participação de todos os cirurgiões dentistas e demais profissionais de odontologia nesta sessão solene”, declarou o presidente do CFO, Juliano do Vale, que é do Tocantins.

Dentistas de várias regiões do Estado devem prestigiar a sessão, programada para as 9h, no plenário da Assembleia. Haverá homenagens durante a celebração. Porém, há expectativa de posicionamentos importantes de representantes da categoria em relação ao aumento de verbas para a saúde bucal dentro do orçamento da saúde de municípios e Estados brasileiros.

O tema foi defendido na semana passada por Juliano do Vale em entrevista coletiva em Palmas (TO). O presidente do CFO solicitou oficialmente aos conselhos regionais que notifiquem os Parlamentos municipais e Estaduais para que, em meio a discussão de orçamento para 2018, aumentem os índices de recursos saúde bucal no exercício orçamentário do próximo ano.